"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Fotos

A grande exposi§ão q ocorre há 24 anos na cidade é sempre no último final de semana de agosto. Para mim "funciona" como um "marco". Significa final de verão e início do outono.

Este ano os dias foram intercalados de sol e chuva mas nada tirou a beleza da festa q movimenta a cidade nesses 3 dias...cidade fica "apinhada" de gente...tão diferente do inverno qdo vira cidade "fantasma"

Desfile

Motoqueiros

Música

Decoupage

Orquídea

 Agrade§o as amigas Gorete; Célia e Vera pelos votos de melhoras.



 Escrito por Neuma às 14h10

[] [envie esta mensagem]




Atchim!

Depois de bater pernas os 3 dias na "Loftahammars-utställningen" (grande exposi§ão q acontece aqui na cidade há 24 anos) eis q o "resfriado" chegou e tomou conta da casa. Eu,marido e crias estamos "dodói".

Mas tb...final de semana com sol e chuva só podia dar nisso.

Agora é vitamina C e cama.

Volto com as fotos do evento assim q puder

 



 Escrito por Neuma às 12h27

[] [envie esta mensagem]




4 meses

Chego hoje aos 4 meses...sapequinha, já brinco com minhas mãozinhas; come§o a descobrir meus pezinhos...adoro gargalhar, "conversar" e rolar  no chão.

Sou um menininho muito amado e portanto feliz!

Vou deixar aqui umas fotos do meu dia-a-dia de bêbê.

Beijos a vcs

ass:Pedrinho

Rolando no chão

Na praia

Fazendo ginástica

Dando um cochilinho na cama da minha mamma

Ah! Minha mamma manda avisar q este final de semana será a grande festa aqui na cidade. 3 dias de muito movimento:música, desfiles, exposi§ões variadas...e do jeito q conhe§o ela, sei q vai ficar batendo perna direto na cidade....e eu vou junto, claro....hihihi... Tchau!!!!



 Escrito por Neuma às 06h14

[] [envie esta mensagem]




Acorda Brasil!

Siceramente me acho impotente p falar do  assunto "A violência q toma conta do Brasil". Ah...sei lá...parece q qdo estamos longe, fora do país "as coisas" tomam uma dimensão bem maior.

Confesso a vcs q tenho medo de ir ao meu país...pq vou mentir??? Conhe§o tantas brasileiras, q assim como eu, moram fora do país e q "respiram" aliviadas qdo estão de volta ao seu ninho."UFA!Retornamos em paz!" Exagero???? Não é não...é a pura realidade!

Ou vc acha q não tenho medo de ir ao meu próprio país com um marido "gringo" do lado????"Gringo"...isca fácil p assaltos...ai..ai...Vou mentir pq???????

Recebi via e-mail da minha amiga Gorete um texto relatando o desabafo de "Fred D'Orey dono da grife Totem". Ele foi mais uma vítima da violência q impera no país e desabafa de uma forma real; verdadeira e sem medir palavras. Leia aqui!

Lendo Gilberto Dimenstein achei interessante qdo ele escreveu: "Querem entender o q significa marginalidade social, corrup§ão, ineficiência administrativa,má distribui§ão de renda,baixa educa§ão,impunidade, traduza pela sigla PCC.  Leia o texto na íntegra aqui

Mas e aí???? Qual a solu§ão????? Sinceramentee é difícil responder "de uma tacada só" mas acredito q  o "Voto" ainda é uma grande arma e q o povo tem q se unir e clamar. Clamar e exigir mais respeito ...mais dignidade....mais justi§a e menos CORRUP§ÃO...esse sim, a grande "podridão" do país.

 

 

 

 



 Escrito por Neuma às 08h56

[] [envie esta mensagem]




E se até...

as pedras se encontram o q  dirá "nós" seres humanos q temos o "poder" de ir e vir?????

Pois num é q ontem encontrei uma brasileira aqui na minha pequena e pacata cidade?????? Parece até milagre já q as chances são maiores q do se mora numa cidade grande...mas aqui?????

Ontem fomos à praia e dp almo§amos no restô...qdo de repente entra um casal com o filhinho e 2 casais mais idosos...claro q eu deduzi q eram os pais do respectivo casal.

Não sei pq mas simpatizei com todos "de cara".Qdo a mo§a foi mostrar o "Menu" aos pais vi q falava um outro idioma...apurei minhas "oi§as"...Pois num é q ouvi ela falando "português do Brasil"...Ai...quase tenho um tro§o.

Tomas perguntou ao Senhor (pai da mo§a):Vc fala português...e ele: "SIM"...gente dei um grito:Eu falo português tb...sou do BRASILLLLLLLLLLLLLLLL e a mo§a lá de longe gritou:"Não BRINCAAAAAAAAAAAAAA"

PRONTO! Dá p imaginar o resto da cena????? Come§amos a tagarelar ...tagarelar...e o melhor: moramos pertinho...ela mora numa cidade a 100 km daqui...Ô maravilha!!!!!

Hoje dia nublado...uma pregui§a...mas as"atividades do lar" me chamam!

Amanhã foi o dia escolhido p uma "Blogagem Coletiva" sobre a violência q impera no Brasil. Acho legal...mas nem sei se terei inspira§ão p escrever algo sobre o assunto já q me sinto tão impotente diante do absurdo q tomou conta do meu país.

Mas estarei ligada e lendo os blogs q vão participar desse grito de SOCORRO!

Ai...deixa eu ir...é aqui blogando e Pedrinho berrando...humhum...assim é minha vidinha de "mulher-maravilha"!

 

 



 Escrito por Neuma às 09h13

[] [envie esta mensagem]




...

Como diz minha prima:"Seu dia deve ter 48 horas p poder dar conta de tudo..." Pois é...mas ainda escuto"pérolas" do tipo: "Vc passa o dia no MSN??? Além de dona-de-casa vc faz o q? Pq seu MSN está sempre ausente?" Putz! Vontade de dar uma resposta "bem bonitinha"...argh!

E as "vespas" (geting) estão atacando. Clima quente parece q elas se procriam em progressão geométrica. Ontem matei 8 aqui dentro de casa...ai...tenho muito medo...a picada é super dolorida, dá vontade de chorar. O local fica logo inchado e muitas pessoas são alérgicas por isso se deve ter muito cuidado.

Ontem minhas vizinhas retornaram ao "pasto". Putz! Estão tão tagarelas...passaram a noite berrando...aff! Dormimos ouvindo a melodia das ovelhas..."béééé"...

Nunca pensei q um vizinho gentil e uma "bodega" na esquina fossem me fazer tanta falta.

Hesitei mais de 2 anos p entrar mas agora q entrei estou feliz em ter reencontrado pessoas amigas ...amigas q não via há anos.

Pedrinho levou a primeira queda.Escorregou do carrinho qdo estávamos em Gotland. Foi batizado!!!

Estou tentando ser bem "organizada". Fazer cardápio p a semana e escrever as "tarefas extras" a serem feitas na semana. Será q continuarei assim por muito tempo?

"Tarefas extras" desta semana: "Limpar geladeira", "Arrumar armário dos copos" e "Providenciar meu novo passaporte".

 

 

 



 Escrito por Neuma às 08h23

[] [envie esta mensagem]




Delícias "gotländsk"

Em Gotland encontramos o cordeiro assado  (lammstek) como o prato principal na maioria dos restaurantes e hotéis. Prato típico da região mas tb bem caro. No hotel q ficamos o filé do cordeiro (p uma pessoa) era servido a 24 euros (240 coroas). Claro q é um prato especial e q deve ser acompanhado com um bom vinho tinto. Não me dei este luxo...o maridon sim...pq não Neuma??? Confesso q não aprecio muito "lamm stek" e nem posso (ainda) mergulhar nos vinhos tintos...(td pelo meu bebezinho, né?)

Sobremesa típica da região é a "Saffranspannkaka", uma delícia "gotländsk". Traduzindo "ao pé da letra" poderia dizer q é "panqueca de a§afrão" mas de panqueca não tem nada. Na verdade é um bolinho q me lembrou o nosso cuscus. Não pelo sabor mas sim pela consistência.

Esta sobremesa leva, além dos ingredientes "normais" de um bolo, a§afrão, arroz, passas, amêndoas e deve ser sempre servida com "salmbärssylt" (geléia de salmbär) e grädde (creme chantilli). Eu adorei!

"Blåhallon" (framboesa azul) é mais conhecida como "salmbär" na região de Gotland. Posso dizer q a frutinha lembra a amora e a framboesa. De cor azulada esta fruta amadurece em agosto e é típica dos solos calcários. Esta fruta é encontrada tb na região de Skåne (sul da Suécia).

Eu adorei...comprei a geléia p mim e tb ganhei a receita da "Saffranspannkaka"...saber é se tenho "sorte" de fazer e ficar tão deliciosa qtas as servidas em Gotland!

Salmbär

PS1:P ver a "frutinha" ampliada é só clicar na imagem

Foto e pesquisa:Google

PS2: Tem uma foto da sobremesa no meu fotolog (link aí do lado)



 Escrito por Neuma às 11h37

[] [envie esta mensagem]




Gotland

Estávamos precisando dar uma "respirada"..."lavar a alma"...o rumo? Não poderia ter sido melhor. Lugar místico...lindo...cheio de fascínios. Segundo minha agenda esotérica, Gotland é um lugar sagrado...é o "Barco da noite" dos nórdicos.

Sendo a maior ilha do Mar Báltico, a ilha tinha esse nome por ter sido morada dos Godos,povo bárbaro q continuadamente incursionava pela Europa e contribuiu p a queda do Império Romano. Lendas locais contam q no passado, a ilha era controlada por espíritos malígnos q a faziam afundar durante o dia e reaparecer à noite.

Gotland respira-se história...passado...cultura...beleza. Um fascínio!Amamos!

Visby (muralha q cerca toda cidade)

Visby ( principal cidade de Gotland)

Visby (detalhe do barco a vela ...sensa§ão de paz...liberdade)

Pôr do sol em Visby às 21:00 hr

Fårö (casas usadas por pescadores nos anos de 1800)

Fårö (forma§ões  de calcários)

Molhando os pés no Mar Báltico

Visby

 



 Escrito por Neuma às 10h55

[] [envie esta mensagem]




Férias

Marido tirou uns "diazinhos" de férias por este motivo amanhã cedinho estaremos pegando a estrada.

O "rumo"?????? Conto qdo voltar.

Beijos e "hej då" (tchau)!



 Escrito por Neuma às 10h58

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@