"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Círculo de Cita§ão

A Gorete me convidou p participar de um "Círculo de Cita§ão". Poderia procurar cita§ões filosóficas e profundas (sim, tinha q procurar pois a mente aqui não "lembra" mais nada...).Mas preferi "citar" um poema do nosso grande  Patativa do Assaré .

                       O Peixe

Tendo por ber§o o lago cristalino,

Folga o peixe, a nadar todo inocente,

Medo ou receio do porvir não sente,

Pois vive incauto do fatal destino.

Se na ponta de um fio longo e fino

A isca avista, ferra-a incoinsciente,

Ficando o pobre peixe de repente,

Preso ao anzol do pescador ladino

O camponês, também, do nosso Estado,

Ante a campanha eleitoral, coitado!

Daquele peixe tem a mesma sorte.

Antes do pleito,festa,riso e gosto,

Depois do pleito,imposto e mais imposto

Pobre matuto do sertão do Norte!

Gorete agrade§o o convite, sei q fugi da "regra" mas espero q o poema tenha a mesma "validade" q uma cita§ão.

 



 Escrito por Neuma às 18h58

[] [envie esta mensagem]




Advento

Hoje é o domingo do Primeiro Advento. Dia de acender a primeira vela e come§ar a enfeitar a casa p o Natal.

 

Foto do nosso café da manhã



 Escrito por Neuma às 10h00

[] [envie esta mensagem]




Festinhas

Quero agradecer a todos votos de Parabéns p Ana Clara. Agrade§o as titias virtuais e reais q deixaram comentários, mandaram cartões e telefonaram. Clarinha recebeu tudo com muito carinho e adorou ser " paparicada".

No domingo dia 20 fizemos um jantarzinho em família p comemorar o aniversário da filhota. Foi uma festinha agradável, alegre e divertida. Clara amou os presentes...só brinquedos...entre tantos presentes ganhou um velocípede e um trenó...agora é esperar a neve chegar p ela inaugurar.

No dia 22 houve uma festinha na creche mas ao contrário do Brasil neste dia nada de "torta com bastante recheio e glacê" e refrigerantes. Aqui as próprias "professorinhas" fazem a festinha p a aniversariante. Cantam o Parabéns (em sueco, claro) e as crian§as ganham picolé.

É uma "tradi§ão personalizada" das creches. Eu até pensei em fazer um bolinho e levar mas qdo falei com a "tia" da Clara ela disse q eu não precisava me preocupar...elas se encarregariam de fazer a festinha.

Eu, claro, não ia mudar o costume até pq acredito q as crian§as já esperam chegar o aniversário do amiguinho p ganhar um picolé.

Diferente do Brasil, nas festinhas das creches não entra "bolos, refrigerantes e sacolinhas recheadas de bonbons e outras guloseimas". O motivo????? Evitar-se o a§úcar..."Ah! Mas o picolé não leva a§úcar???" Leva sim mas bem menos q uma sacolinha cheia de bombons e um bolo cheio de recheios.

Aqui se pensa muito na saúde da crian§a e tb na saúde dentária.

Nas creches as crian§as não tomam suco; as bebidas servidas são água e leite. Merenda sempre servem frutas e nesta época fria oferecem papas (de aveia, de arroz...).O almo§o é bem diversificado e sempre acompanhado de salada de verduras ou legumes.

Sinceramente gosto deste sistema. Evitar o a§úcar e disciplinar a alimenta§ão da crian§a. Claro q nem tudo é certinho.Existem crian§as q na idade da Ana Clara já comem seus bombons e se empanturram de doces. Isto tem muito a ver com a educa§ão dos pais, claro.

Aqui eu e Tomas não gostamos de bombons então nunca oferecemos a Clara. Vai chegar a idade q ela vai descobrir sozinha  e por curiosidade vai querer provar. Isto é inevitável e nem iremos proibir mas seguirei o "costume sueco". Dia de bombons é somente nos dias de sábado. Ditadura??? Não...chamo de disciplina!

Clara na creche com os amiguinhos se deliciando com o picolé



 Escrito por Neuma às 12h53

[] [envie esta mensagem]




Parabéns Clarinha!

Hoje Ana Clara completa 2 aninhos!   Parabéns filhota...muita saúde, amor, paz, LUZ no seu caminho...hoje e sempre!

Feliz Aniversário! Grattis på din födelsedag! Birthday Cake A gente te ama muitão!

Agradecemos muito a Deus e a Santa Clara por este presentinho Divino. Deus te proteja sempre, Clarinha!

 







 Escrito por Neuma às 05h47

[] [envie esta mensagem]




Presentinhos

"Bebê Jonsson" ganhou hoje seu primeiro presentinho made in Brasil. Um lindo travesseiro e a fronha com a ora§ão do Anjinho da Guarda.

E a "faxineirinha" (como ela chama Ana Clara) tb ganhou presente

E de "quebra" ainda ganhei um "suquinho de limão" e "água de cocô em pó"

Mariazinha nosso muito obrigada. Adoramos todos presentes. Vc mora no cora§ão da família Jonsson.

 

 

 



 Escrito por Neuma às 11h27

[] [envie esta mensagem]




A mesma ladainha

Dias atrás li uma reportagem no Diário do Nordeste (CE) q um agente de trânsito em Fortaleza havia sido agredido fisicamente por um motorista. Este motorista havia estacionado o veículo sobre a cal§ada impedindo a passagem dos pedestres. Claro...q o motorista ficou enfurecido, cheio de razões e partiu p a violência. Cena de praxe! 

Trabalhei 2 anos no trânsito de Fortaleza e  presenciei muito estas cenas. Motoristas desobedecendo às leis do trânsito mas estão sempre com muita razão.Todos se acham corretos e com direito a agredir os agentes de trânsito.

Não vou aqui contar as cenas estúpidas q vi no trânsito...até onde chega a imbecilidade do ser humano qdo tem uma arma na mão: o carro. Estas cenas guardo comigo.

Bem, mas a reportagem vinha com a mesma ladainha de sempre: Os agentes de trânsito devem multar ou educar os condutores????? Ai meus sais...esta ladainha é desde o tempo q iniciei o trabalho, em 99.

Educar??  A meu ver qdo se tira a carteira de motorista passa-se por vários exames, inclusive o de legisla§ão. Parte-se do princípio q todos motoristas conhecem as leis do trânsito..ou não?

Então se alguém estaciona o carro debaixo de uma placa "Proibido Estacionar" eu tenho q chegar lá e "educar" o motorista???? Me poupe! Acontecia e acontece demaissssssssssssss...

Claro q existem situa§ões q os agentes devem orientar os motoristas (em caso de desvios do trânsito; mudan§a de sentido nas ruas e outras)...agora vir com este papo q tem q educar os condutores toda vez q eles desobedecem às leis...ai...ai...

Enqto se "educa" eles continuarão a cometer as infra§ões.Infelizmente o "motorista" só "aprende" depois q sente a dor no "bolso"...esta é a realidade .

Não estou aqui na defesa dos agentes de trânsito e "detonando" os motoristas.O q questiono aqui é a "velha" ladainha: Educar ou Multar?

É...trabalhar no trânsito é complicado..estressante...eu q o diga!

 

 



 Escrito por Neuma às 08h04

[] [envie esta mensagem]




Fars dag

Hoje é o dia dos Pais ...o Fars dag...Quero deixar meu beijo e abra§o p o melhor pappa do mundo...o meu pappa

Pappa te desejo muita saúde, paz, amor, luz e um ótimo dia junto a mim e minha mamma.

Pappa, jag älskar dig! Tusen pussar, tusen kramar! Flowers And Hearts  Ana Clara

 






 



 Escrito por Neuma às 07h30

[] [envie esta mensagem]




Hora de ajudar

Desculpe a China e aos chineses mas tenho raiva qdo quero comprar lembrancinhas suecas e vejo a etiqueta "made in China"...ARGH!  Se quero presentear alguém com um "souvenir" sueco quero escrito na etiqueta "made in Sweden". Isto aconteceu ontem qdo eu quis comprar enfeites p a árvore de Natal e mandar p algumas amigas...desisti...qdo vi  "made in China".

A quem interessar possa no próximo dia 16 no programa Go'kväll (SVT 2 às 18:15h) Simone Moreno estará mostrando sua ginga baiana. Este ano na cerimônia do Prêmio Polar de Música qdo nosso ministro Gilberto Gil foi premiado; Simone Moreno apresentou-se ao lado de Lisa Nilsson cantando a famosa música "Aquele abra§o". 

Natal está se aproximando...o clima natalino chegando nas lojas, nas vitrines...e pq não chegar tb em nossos cora§ões e fazermos uma boa a§ão?????  Nesta época gostamos de presentear familiares e amigos mas pq tb não presentear a quem precisa? Doar um pouco pode parecer muito p quem muito precisa.

A Aldeia dos Anjos precisa de sua ajuda...qq ajuda é muito...cada pinguinho q entrar vai fazer a diferen§a e ajudará muito os anjinhos de asas quebradas. 

Quer ajudar é só clicar no link acima. Eu, todos profissionais q atendem e dão assistência a estas crian§as e claro..os 72 anjinhos ficaremos muito mas muito agradecidos...e vc com certeza com o cora§ão leve e feliz por ter feito uma boa a§ão neste período Natalino. Tack! 

                      



 Escrito por Neuma às 08h31

[] [envie esta mensagem]




Oi

Tô melhorzinha da gripe e os enjôos foram embora. Ufa! Gra§as a Deus...mas foi assim tb na gravidez da Clarinha. Os 3 primeiros meses são terríveis. Muito enjôo, vômitos...não consigo sequer chegar na cozinha, cozinhar, sentir cheiros...ir ao "mercantil"? Nem pensar...Êca! Mas agora já entrei no quarto mês e tudo está mais tranqüilo. Semana passada senti o bebe mexer pela primeira vez. Q felicidade! Q felicidade!

Confesso q ando sem estímulos p blogar..tá faltando inspira§ão...assunto..sei lá... Tenho visitado os blogs amigos mas pouco deixo comentários. Num sei se é falta de inspira§ão, pregui§a ou o clima q me deixa assim. Qdo chega esta época de "escuridão e frio" minha vontade é só de hibernar...ai...ai..

Este ano o clima está diferente. O mês de novembro está quente pois a temperatura ainda está positiva. O termômetro pela manhã está marcando entre 6 a 8 graus positivos. Incrível...pois esta época é comum a temperatura está negativa além de nevar (as vezes come§a em outubro).

Espero q esta minha "morga§ão" passe e minha inspira§ão p blogar volte.Inté!

 

 

 



 Escrito por Neuma às 12h40

[] [envie esta mensagem]




;)

Primeira comprinha ...

 

 



 Escrito por Neuma às 10h45

[] [envie esta mensagem]




Remédios caseiros

A gripe do outono me pegou ...dor de garganta...cabe§a...no corpo...tosse...muita tosse...cof...cof... Preciso de uns remedinhos caseiros já q não é aconselhável tomar remédio nesta fase. Procuro nos armários e encontro umas folhas de eucalipto "made in Brasil". YES! Vou fazer um "cozimento".

Qdo crian§a nossas gripes eram primeiramente curadas com remedinhos caseiros...caso não solucionasse então íamos ao médico q geralmente prescreviam a medica§ão "de farmácia".

Mas enqto isso...tudo era um ritual: Tinha a hora do banho, não podia ser cedo demais e nem a tardinha...banho com água morna (banho de balde). Dentro umas folhinhas de eucalipto. Nada de lavar os cabelos...acabava o banho vinha o "cozimento". Água morna com folhas de eucalipto, alfavaca e outros mais q só Deus sabe...molhava a cabe§a, os brônquios e aspirava o máximo q podia...tinha q "soltar" a secre§ão q estava nos "peitos". Saía-se do banho com o cheiro de eucalipto no ar. Fechava-se as portas e janelas p não pegar a corrente de ar. Ia p o quarto e lá ficava a descansar.

A tarde lá pelas 3 horas vinha o "famoso" Mastruz com Leite...argh! ...ou então a gemada morna...êca! Horrível!

E no decorrer do dia tinha o chá de pecaconha; o lambedor de mangará feito pela minha avó (era até gostosinho...docinho) ;chá de mel, limão e alho; lambedor de beterraba...

A noite antes de dormir tinha a sessão "Vick VapoRub". Passava-se nos "peitos" (brônquios) e cobria com chuma§os de algodão.Caso a tosse persistisse enrolava-se uma fralda com álcool no pesco§o.

Ufa! Acabou??? Não...p "desintuir" o nariz lá vinha minha mãe com um santo remédio feito pela minha avó: "banha de galinha morna" e passava nas minhas "ventas" todas as noites.

Os remedinhos caseiros ajudam muito...talvez não cure tão rápido como um "remédio de farmácia" mas tem seu lado "natural" "positivo".

Fiz meu "cozimento" ...mas não sei o motivo q não ficou igual o da mamãe ...na verdade acho q certas coisas tem q ter a "mão da mãe"...afinal de contas" mão de mãe" é benta, né?

E vc, lembra de algum remedinho caseiro? Usou muito qdo crian§a? Ainda usa "depois de grande"?

Na casa da minha mami não falta...gripou...tá lá o "cozimento" no fogo!



 Escrito por Neuma às 18h20

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@