"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Tô desejando...

...comer pastel de frango com caldo de cana...

                            Videoke Contest - Aug. 03

De preferência da "Leão do Sul"



 Escrito por Neuma às 09h16

[] [envie esta mensagem]




Respostas

Faz tempos q a Verônica Toledo me fez uma perguntinha: "Como vc se comunicava com Tomas qdo chegou por aí?" Bem, na verdade o idioma português não era desconhecido p Tomas. Ele arranhava o português, já q havia ido ao Brasil 2 vezes antes de me conhecer. Em 85 ficou 2 meses como turista e em 89 ficou 6 meses a trabalho.

Logo q cheguei por aqui a gente se comunicava em português mas logo fiz questão de aprender o idioma sueco...e trouxe comigo um "presentinho" valiossíssimo q ganhei de uma amiga. O dicionário Sueco-Português da Berlitz. Sim...este era "meu salvador". Me ajudou demais...não saía da minha bolsa...das minhas mãos...era meu companheiro constante.

                                        

Este dicionário ajuda muito logo q a gente chega por aqui. Qdo come§amos a estudar precisamos de um dicionário com maior número de palavras, mais diversificado.Tenho o "Svensk-Portugisisk ordbok - May Thunholm " q comprei em Estocolmo. É bom...mas fica a desejar no q se refere a gramática. Não tem dizendo se o substantivo é ett ou en e tb não tem o plural. É difícil encontrar bons livros Sueco-Português...existem gramáticas e dicionários em muitos idiomas inclusive em Espanhol...mas portuga...hum...hum...não existe.

Verônica no post do dia 03.11.04 eu falo mais sobre o idioma sueco e alguns truques q fiz p memorizar o idioma. Dá uma espiadinha! Desculpa a demora p responder,ok?

Mariazinha e Roseane: Já falei p Ana Clara q ela vai ganhar um irmãozinho (a) mas ela fez "ouvido de mercador"...acredito q qdo minha barriga tiver grandinha ela vai entender melhor.

Pulguinh@ gostei da idéia...vamos fazer sim...mas aqui é diferente do Brasil. Aqui não dizem o sexo do bebê. Eu soube da Ana Clara por que implorei p a enfermeira (q fez a ultrasom) me dizer...Ufa! Mas foi um Auê...ela achou muito estranho ...argh! E hesitou muito em falar...isso eu estava com 7 meses e sabia q dava p ver nitidamente o sexo do baby. Mas cada país com sua cultura né? Dessa vez terei q fazer isso de novo..novamente...implorar p q ela me diga o sexo do bebe...mas somente no sétimo mês pois antes disso ela "jura" q não dá p ver...hum...hum...

 

 

 



 Escrito por Neuma às 10h47

[] [envie esta mensagem]




Obrigada

Quero agradecer aqui a todos comentários, emails, cartões e até telefonemas nos parabenizando pela novidade. Baby 

A cada recadinho...email...cartão lido a mamma aqui se emocionava.A gente fica tão sensível...tão bobinha, né? Culpa dos "hormônios" q estão todos desparafusados...mas com razão. As mudan§as são muitas qdo se tem uma vidinha dentro da gente.

De acordo com este site meu primeiro trimestre de gravidez encerra-se no próximo dia 30 de outubro.Espero q depois os enjôos e vômitos passem pois não está sendo fácil...Haja limão...e mais limão...

Nosso bebe está previsto p chegar em maio. Dia 13 de maio...linda data...mas sabemos q a margem é de 10 dias antes e 10 dias depois, ou seja,período de 3 a 23 de maio. Um mês lindo! Mês de Maria...mês das flores...mês do auge da Primavera.

Dia 12 de outubro foi minha primeira consulta. Exames de praxe. Dia 19 fiz minha primeira ultra-som. É sempre uma grande emo§ão qdo a gente vê aquela vidinha "pequetitinha" se formando dentro da gente. Bebe estava entre a semana 11 e 12. Todo (a) "serelepe"...se mexendo...

Esta semana estou de folga...férias de outono.Estou achando ótimo dar uma descansada pois esta época de enjôos andar de carro e buss está sendo um tanto difícil.

Agora é seguir tranquila a gravidez e sempre pedindo a Deus q aben§oe nosso bebezinho.
PS: Brasil gritou NÃO ao Referendo. Para mim, em poucas palavras, ele disse tudo






 Escrito por Neuma às 07h36

[] [envie esta mensagem]




:)

"Mamãe eu acho q tô...ligeiramente grávida..." Não mamãe...eu não acho...eu tenho CERTEZA...e não estou ligeiramente...estou COMPLETAMENTE...INTEIRAMENTE... grávida...

Com direito a muito sono......e muito mas muuuuuiiiiiiiitttttooooo enjôos ... Sick

 

                                        

Estamos muito felizes e agradecidos a DEUS por mais esta ben§ão. Q nosso bebê venha com muita SAÚDE e LUZ!

                                                                    







 Escrito por Neuma às 08h42

[] [envie esta mensagem]




Adorei...

Quem acompanha meu blog sabe q eu adoro vacas. Mas olha só q "coisinha linda" eu vi lá na Gorete . E claro q ela lembrou de mim...

                             Sanita_vaquinha

 

 

Clique na imagem p ver ampliada.



 Escrito por Neuma às 14h03

[] [envie esta mensagem]




Pára q eu quero descer!

Mais uma vez minha família foi vítima da violência q impera no país. Sobrinhos, cunhado e amigos passaram momentos de pânico e terror. Tiveram armas apontadas p suas cabe§as.Meu cunhado levou uma coronhada no pulmão q faltou ar na hora...além de chutes e socos. Não...eles não estavam em nenhum local ermo, escuro...estavam na cal§ada de casa conversando com amigos. Escaparam...gra§as a DEUS. Estão VIVOS mas super traumatizados,temerosos e abalados.

No dia seguinte a polícia prendeu 2 dos 3 "elementos" q haviam praticado o assalto.Meus familiares e amigos tiveram q ir a delegacia fazer o reconhecimento. O pior de tudo: Cara a cara...olho no olho...nenhum vidro de prote§ão, nada q impedisse os "elementos" olhar cara a cara suas vítimas. Isto é revoltante. "Pho**-se" a seguran§a da vítima. Segundo me relataram, um era de menor e "encarou" as vítimas de forma amea§adora...ele sabe q hoje tá preso, amanhã solto pois tem o amparo da "linda" Lei do Menor. E aí? Como fica a seguran§a das vítimas? "Ah! Mas o Estado "não tem verbas" p comprar um vidro de prote§ão..."Po**a, põe uma cortina preta, inventa...cria...dá um jeito mas não deixa ficar criminoso e vítima cara-a-cara. Isto é revoltante!

Agora o país atravessa o momento da grande hipocrisia chamada "Referendo". Tanto faz ganhar o SIM ou o NÃO. A criminalidade vai continuar sempre. Armas, violência, alta criminalidade vai existir sempre num país q não investe na seguran§a.Pelo q li serão gasto cerca de 23 milhões de reais no Referendo. Isto é o q divulgam...e "aqueles milhões" q vão escorregar p "bolsos, malas e cuecas"?

Pq não usar estes "milhões" p equipar a polícia,as delegacias e todo sistema de seguran§a do país? Se, segundo Lulu Santos " a humanidade caminha a passos de formiga e sem vontade" p mim o Brasil caminha a passos de lesma...e o pior..pra trás...

Pááááraaaaaaaaaa Brasil q eu quero descer.Eu e mais milhões de cidadãos q clamam, imploram, se ajoelham e pedem por seguran§a, dignidade,justi§a. Chega de tanta hipocrisia!

"Mas Neuma, vc nem está no Brasil, imagina nós q estamos aqui." Eu não estou no Brasil mas eu sou do Brasil e não posso me omitir de tudo q está acontecendo no meu país. A família abalada, traumatizada..eu aqui preocupada...triste... indignada.

Pq moro desse lado de cá não sou uma "alienada" de ver o Brasil com olhos "de gringo". Continuo brasileira mas elogio meu país qdo tenho q elogiar (agora tá difícil) mas critico qdo tenho q criticar. Este papo q o Brasil é "um país lindo,tropical, país do futebol, samba e carnaval" é conversa p boi dormir.

Agora me chega um casal q mora aqui na cidade dizendo q na próxima semana vai a Natal passar 2 semanas. "Neuma, fala um pouco do Brasil." Eu vou falar o q? "Ah...a Praia da Pipa é linda...blablabla..." Ah! Vamos e convenhamos...isto eles já sabem, já viram as fotos qdo foram reservar as passagens. Fa§o é alertar: Deixe todas jóias aqui, não dê conversa a estranho, não deixe a carteira na mesa, não ande com muito dinheiro e blablablabla..." Vixe , vc tá passando uma imagem negativa né?

Não...tô sendo realista...prefiro alertar a "gringalhada" e falar a verdade q a gente não encontra nos "folders" de turismo.

Deixo aqui meu desabafo e minha indigna§ão com toda esta violência e hipocrisia q atravessa meu país.



 Escrito por Neuma às 06h49

[] [envie esta mensagem]




75 anos

Ontem teve festa por aqui. Foi comemorado os 75 anos dos meus sogros. Foi uma festa ótima, agradável...deliciosa...divertida... e contou com a presen§a de familiares e amigos. Toda organiza§ão e decora§ão da festa foi feita pelos 3 filhos (Peter, Roger e Tomas) do casal. Eles fizeram questão de presentear os pais com uma festa bem "supimpa". Parabéns aos meus sogros ...mas deixo tb os Parabéns ao "maridon" e cunhados q souberam receber tão bem todos convidados e se mostraram "experts" na arte de "cozinhar".

A direita meu sogro com amigos

Detalhe

A esquerda minha sogra , a direita meu sogro

Detalhe

Familia Malmqvist

Ana Clara e a prima Jennifer



 Escrito por Neuma às 14h05

[] [envie esta mensagem]




Brittsommar

Estes dias têm amanhecido frio (por aqui onde moro ontem o termômetro as 7 da manhã marcava 0* grau) mas com o decorrer do dia o sol vai esquentando e a temperatura chega a 20*C. Sol brilhante...quente...gostoso...até parece q o verão está querendo "voltar". 

Depois de algumas semanas com temperatura fria, vento frio e dias nublados o sol volta a esquentar e iluminar...isto chamamos de "Brittsommar". É o período q sentimos "um pouco" do verão q já se foi.Geralmente o "Brittsomar" ocorre na semana q se festeja o nome "Birgitta" (hoje 7 de outubro).

Dei uma olhada no meu dicionário p ver o q significava "Brittsommar" e a tradu§ão é: verão de São Martinho.Fiquei sem entender... Fui pesquisar e encontrei esta lenda aqui

Agora é aproveitar estes dias ensolarados...quentinhos...pois o "Verão de São Martinho" ou "Brittsommar" é bem curtinho...Infelizmente!

 



 Escrito por Neuma às 06h53

[] [envie esta mensagem]




Eu digo NÃO

...p o Referendo do próximo dia 23. Os motivos???? Os óbvios...basta ler aqui

                                   

Não estarei no Brasil p votar mas deixo aqui a minha vontade de gritar: NÃO



 Escrito por Neuma às 11h38

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@