"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Cais Bar

Sexta-feira...dia de ir ao Cais bar...quem quisesse me encontrar nas sextas a noite já sabia o caminho. Era só seguir p a Praia de Iracema, entrar naquele "bequinho" q tinha até um casebre no meio...estava lá ...o Cais bar. Um bar bucólico, gostoso, aconchegante...clima perfeito p a boêmica Praia de Iracema.

Foi em 85 q conheci este barzinho. Gostei de cara. Foi lá q me apaixonei mais e mais pela nossa MPB. Nossos amigos Caetano, Gil,Djavan, Xangai, Vital Farias, Chico, Gal, Elis e tantos outros q fazem parte da nossa música.O bar ficava enfrente ao mar. Ondas batendo nas pedras...as vz os respingos chegavam até nós, frequentadores assíduos das noites de sexta.

O bar funcionava somente na quinta, na sexta e no sábado. Mas sempre achei q as sextas eram mágicas. Tinham um "glamour" diferente. A decora§ão era rústica...na parede um mural pintado pelo artista "Walber" (se não me falha a memória); mural este q mostrava as "feras" da MPB sentados na mesa do bar. O gar§on já sabia o q eu bebia, nem precisava perguntar. E ficávamos lá..eu,amigas e amigos...a conversar sobre a vida, a cantar, a se deliciar com tal ambiente.

Foi uma época marcante...gostosa...pincelada com paixões, amizades,conhecimento,amadurecimento, crescimento.

A Praia de Iracema mudou. Deram um "banho de loja" nela. Fizeram cal§adões, muitos bares apareceram. O Cais bar não perdeu a sua essência mas p mim ficou um pouco "elitizado".

Hoje o Cais bar não existe mais. A Praia de Iracema está abandonada...marginalizada...muitos bares fechados. É uma pena! Existem campanhas p salvar a Praia de Iracema...mas parece q está difícil voltar a ser como antes.

Hoje é sexta-feira: Dia de ir ao Cais bar...cantar...ouvir MPB...tomar um "hi-fi" e se deliciar com o "Pedacinho do céu" (filé de frango com queijo e mussarela). Hoje é dia de ir ao Cais...mesmo q somente na minha memória...mas vou...viajando pelas lembran§as dos bons tempos de Cais.

"Um MAR...Um BAR...Um VIOLÃO...Uma CAN§Ão..."  (Tinha escrito na capa do menu...eu lembro...)



 Escrito por Neuma às 14h00

[] [envie esta mensagem]




Eu...

...gosto de leite com Nescau;prefiro o dia a noite (p mim a noite foi feita p dormir); adoro a lua, rezo e fa§o pedidos a ela...não uso perfume; gosto do Cebolinha e tenho raiva da Mônica pq bate nele...tenho medo de barata e pavor a aranha...não gosto de cachorro...saio sempre de cara lavada, no máximo um brilho p hidratar os lábios; nunca usei maquiagem e não gosto de salto alto...estudei em colégio de freiras (Maria Gorete) dp no Louren§o Filho...fiz Bach. em Geografia (UECE)...mas só exerci a profissão 9 meses...

Adoro MPB, adoro Caetano; minhas cores são amarelo e azul mas gosto tb do vermelho...não gosto de preto...trabalhei como secretária e como agente de trânsito em Fortaleza....vi e presenciei até onde chega a "imbecilidade" do ser humano qdo está no volante...odeio a frase:"VC sabe com quem está falando?" (ouvi muito nos meus tempos de Ettusa);adoro o barulho do mar...ondas batendo nas pedras...tenho dedos longos; não gosto de ir a cabeleireiro...detesto quem pega nos meus cabelos...hoje estão curtinhos mas já foram longos...não me venha fazer cafuné, detesto...adoro tomate, geléia de mocotó e manga...

Não gosto de falar em público; sou mais de escutar e detesto discurssão...nunca me meti com política ou movimentos estudantis...isto não corre nas minhas veias...não gosto de cerveja;já fui urbana; de ir a boates,barzinhos da cidade e aos shoppings center...hoje quero paz e muita natureza ao meu redor.

Não tenho tatuagem e nem piercing (não combinam comigo);sou ex-fumante (mas fumava "por esporte" e parei há anos);furei minhas orelhas aos 13 anos;não falo inglês...nunca me interessei em aprender; estudei francês ( p mim o idioma mais bonito q conhe§o até agora);gosto de fotos, tulipas e orquídeas.

Me considero calma mas tb com meus "arrobos" qdo pisam nos meus calos; sou sincera, verdadeira e autêntica; não sabia cozinhar até chegar por aqui...fazia apenas batatas fritas, saladas e purê de batata...

Desprezo aqueles q me apontam com suas mentiras, são pobres de espírito; sou católica não praticante mas rezo todos dias...tenho minha fé; adoro pipoca e nesse momento tô desejando sentar numa barraca da Praia do Futuro e comer casquinha de caranguejo com farofa e muito limão...bebendo um guaraná Antartica bem geladinho. Mas é comer...matar o "verme" e voltar pra cá...p meu ninho...

Isso é um pouco de mim..um pouco do meu EU...



 Escrito por Neuma às 15h56

[] [envie esta mensagem]




Hoje...

...amanheceu assim

mas depois ficou assim...

Esta é a visão q tenho ao abrir a porta da nossa casa



 Escrito por Neuma às 12h30

[] [envie esta mensagem]




Meus amigos

Hoje 6:45 da manhã...9 graus...estava eu na "pista" aguardando minha carona p vir à escola (tô tc da escola). Eu e meus amigos...os amigos de sempre...os pássaros, as ovelhas e os cavalos...quer dizer, hoje apareceu mais um amigo: um veado. Ele a olhar p mim, eu a olhar p ele. Ele a pensar: q "bicho" é este?? E eu a "responder": Calma veadinho, sou da paz! Sou o "tal bicho-homem"...o único ser racional...

Eu lá...esperando minha carona e meus amigos me fazendo compania...Hoje aumentou a "thurma"...amanhã quem sabe aparece um outro "amigo".

O chato q não estava com minha máquina p registrar este momento. Nunca fiquei tão perto de um veado assim como hoje. Droga! Tenho q andar com minha máquina sempre...afinal não é qq um q acorda cedinho e se depara com um veado p lhe fazer compania enqto se espera uma carona, né?



 Escrito por Neuma às 06h55

[] [envie esta mensagem]




Eu acho...

q eu vi uns "pezinhos"...



 Escrito por Neuma às 08h51

[] [envie esta mensagem]




Li§ão de casa

Ontem na aula a "fessora" dizia: "Vcs têm q praticar o idioma. Aprender sueco não é só sentar e estudar gramática, ler livros. Vcs têm q sair...falar...encontrar pessoas...." E deu algumas sugestões: Ir ao centro da cidade ,ver, ouvir e falar com as pessoas (e eu com meus botões:q centro? na minha cidade não tem centro...); falar com os vizinhos (q vizinhos? meus vizinhos são as ovelhas...); ir às lojas e fazer perguntas ao vendedor sobre um determinado artigo, mesmo q vc não vá comprar (q lojas? aqui só tem 2 e funcionam somente no verão...);ir ao supermercado e perguntar onde ficam os tomates, p.ex (moro há 3 anos aqui, 3 anos freqüento o único mercantil da cidade se chegar perguntando onde estão os tomates o "povo" vai achar q tô ficando biruta...);participar de grupos de tricô, crochet,pintura ou outros ( grupos? tricô?...aqui nos "matos" num tem disso não...); criar situa§ões e tentar falar...se comunicar...(qual é a situa§ão q se "inventa" morando no "campo"?)  

Pois é...morar nos "matos" tem disso... Falta contato freqüente com "gente"...falar e treinar o idioma.

Mas ontem mesmo comecei "meus treinos": Entrei num salão p marcar horário p cortar os cabelos. Comecei a falar, dizer q não morava em Västervik mas estudava lá e tralálálálá...e queria marcar um horário p a próxima semana e tralálálálá...acho q a "muiezinha" lá ficou foi espantada.Deve ter pensado: "Aff...ô criatura p falar"...mas mal sabe ela q eu estava era fazendo mais "uma li§ão de casa".

Comentário: Narinha...não quis te assustar no post anterior falando sobre o idioma sueco. Lembre-se q seu "tico e teco" ainda estão verdinhos...frescos...a flor da pele...os meus já estão "maduros" "lentos". E cada um é cada um...tem pessoas q têm facilidade em aprender idiomas...outras não...Pode ter certeza q rapidinho vc vai aprender o idioma...Nada de stress...Como dizem os suecos: Ta det lugnt! Det kommer! (Tenha calma! O idioma chega..vem...tudo a seu tempo!)



 Escrito por Neuma às 11h05

[] [envie esta mensagem]




O sueco e eu...eu e o sueco

Hoje fiquei em casa não fui à aula e aproveitei p passar o dia fazendo minhas "trocentas" li§ões de sueco. Na aula de sueco vimos de tudo um pouco: história, geografia, cultura e gramática. Come§amos a parte gramatical estudando substantivo. Fácil, né? No meu idioma sim mas em sueco...ai meus sais...qdo a "fessora" pergunta: "Esta palavra usa-se ett ou en?" eu piro. Qdo são palavras q falamos muito no dia-a-dia fica até fácil...mas algumas palavras q vc nem ouviu falar fica difícil. No idioma sueco não existe feminino nem masculino, existe o ett e o en. Não existem regras p saber qdo usar um ou o outro,o negócio é na decoreba mesmo...aprender com o tempo.

E qdo come§a a parte de "bestämd form e obestämd form".Os neurônios come§am a pegar fogo...a se enrroscar...Aff! Aí vc diz:"Ué Neuma, vc está há 3 anos na Suécia e ainda tem dificuldades nisso?" Tenho sim..não nego...As vezes acho q é uma coisa ...as vz acho q é outra...ai...ui...e fico na dúvida. Nem vou tentar explicar aqui pois pode dar nó nos neurônios de vcs.  Uma coisa é vc falar e entender o idioma...outra é escrever...esta p mim é a "pior" parte

Hoje fiz várias li§ões de casa. Uma foi escrever uma receita de uma comida típica do meu país, outra li§ão foi escrever uma carta a um amigo dizendo q eu estava pensando em visitá-lo em Estocolmo e a outra li§ão foi complementar uma história de uma colisão q houve entre um carro e uma bicicleta.

Mas tô aqui contente pois mesmo dp de 2 anos parada consegui fazer minhas li§ões sozinhas e qdo o maridon foi corrigir encontrou pequenos errinhos, claro...mas nem tanto "escabrosos"...mais erros na ortografia....Vixe! Hoje vou dormir feliz e amanhã entregar meus deveres a "fessora".



 Escrito por Neuma às 17h36

[] [envie esta mensagem]




Idas e vindas...vindas e idas...

É assim a vida de quem mora longe da família e amigos...longe da terra natal. Uma vida cheia de idas e vindas...de vindas e idas...Minha irmã e meu cunhado levantaram vôo ontem. Ufa! A casa parece está enorme, um oco. Saudades????Já nem sinto mais, ela já mora aqui...as vezes adormecida...as vezes latejante...

Aos poucos a vida volta ao "normal"...a saudade vai adormecendo aos poucos...mas hoje, exatamente hoje ela grita, lateja e pulsa forte dentro de mim. Hum...hum...vou caminhando, ainda lentamente e voltando aos poucos a rotina.

Mas a rotina está bem "preenchida":marido-filha-casa-escola-estudos-leituras...não necessariamente nessa ordem...mas estou adorando ter meu tempo bem "preenchido" e muito a estudar e ler...aliás, muito o q fazer. Antes eu também tinha, claro, mas agora com meus estudos o tempo está sendo mais valorizado e estou tentando "recuperar" os 2 anos q fiquei sem estudar...então: mãos a obra!



 Escrito por Neuma às 11h18

[] [envie esta mensagem]




Orquídea

Mais uma para a minha cole§ão

Bom final de semana p todos

 



 Escrito por Neuma às 14h09

[] [envie esta mensagem]




Tá chegando a hora

Hoje não é feriado por aqui mas fiquei em casa p dar uma mãozinha p minha irmã...é...ajudá-la a arrumar as "4 malinhas" q ela trouxe lotada com o "meu mercantil" e q agora estarão voltando bem "gorduchinhas" com produtos suecos. Aproveitamos o dia hoje tb p fazer umas coxinhas de galinha .Ô delícia! Vou congelar e qdo der a saudade do sabor brasileiro é só ir ao freezer e "atacar" as coxinhas ...ah! e feijoada tb...Não explorei minha mana não viu? Apenas "usufrui" dos dotes culinários dela. 

E tá chegando a hora das minhas visitas retornarem a terrinha verde-amarela. A saudade já está batendo ...mas fico muito feliz e agradecida em ter tido a oportunidade de tê-los aqui comigo estes 40 dias. Foram dias ótimos...nos divertimos, passeamos, viajamos...aproveitamos ao máximo. Tão bom! Falar meu idioma feito uma "papagaia na areia quente".

Eles vão viajar no domingo mas na sexta a noite estaremos indo p Estocolmo. Vamos aproveitar um pouco da "carpitá" e passear com eles. Juntando as mãos e pedindo  q o clima continue bonito...sol brilhante e céu azul.

E assim é a vida...o tempo passa...voa...e temos q aproveitar cada minutinho presente. Portanto vou curtir este "restim" de dias aqui com meus familiares.

 

 



 Escrito por Neuma às 12h08

[] [envie esta mensagem]




Tia Ana

Não é somente minha mamma e meu pappa q ficarão com saudades da Tia Ana...eu tb vou sentir muiiiiitas saudades dela. A gente se dá super bem  Semana passada qdo eu voltava mais cedo da creche ela q ficava comigo em casa....brincando...desenhando peixes...fazendo macarrão p mim...Ih! Tão bom! Ela até me chamou p ir com ela p o Brasil e minha mamma ir me buscar em dezembro. Claro q minha mamma foi logo dizendo: "Nãnãninãnão...quem é q vai me judar na faxina???" Essa minha mamma

Agora tenho q aproveitar o máximo essa semana com a Tia Ana pois no próximo final de semana ela já estará voltando p a terrinha verde-amarela. Portanto se eu e minha mamma não aparecermos aqui p blogar vcs já sabem...estamos curtindo a Tia Ana, tá bom?

Beijos e bom final de semana p vcs  Ana Clara

 



 Escrito por Neuma às 07h53

[] [envie esta mensagem]




Fotos

Mais um ano passou...mais um Loftahammars-utställningen se foi...Agora é esperar o próximo. 

Desfile

Músicos

Dan§as folclóricas

Multidão participando da grande festa



 Escrito por Neuma às 21h17

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@