"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Sem tempo

Estou sem tempo de blogar...ainda nem transferi as fotos da "grande exposi§ão" p colocar aqui. A vidinha por aqui tá agitada...além de dona de casa;mãe;esposa sou agora tb estudante...e ainda quero aproveitar as últimas semanas das minhas visitas por aqui.

Neste momento estou no intervalo da escola mas logo logo come§ará a aula de sueco. Na sexta é meu dia de folga, colocarei as fotos e visitarei as amigas.

Tchauzinho!



 Escrito por Neuma às 09h19

[] [envie esta mensagem]




Loftahammars-utställningen

Êta q o tempo voaaaaaaaaaaa...hoje come§a mais um "Loftahammars-utställningen" uma grande exposi§ão na cidade com muitas atra§ões. São 3 dias de muita festa. 

Dias p bater muita perna, fazer muitas comprinhas e ver muita gente...eu adoro! Este ano no sábado a noite haverá um concerto na igreja com o saxofonista Johan Stengård e o pianista Andreas Landegren. Eu e minha irmã iremos enqto os maridos ficarão em casa cuidando da Ana Clara...Q bom! Eu mere§o um momento "relax". 

Se vc quiser saber mais um pouco sobre essa festa é só ir nos meus arquivos e acessar o mês de agosto de 2004. (Não vou ficar repetindo post, né?)

Voltarei p mostrar fotos.  Um bom final de semana p vcs

 

 



 Escrito por Neuma às 10h38

[] [envie esta mensagem]




Período de adapta§ão

A vida aqui mudou...estou "tentando" me adaptar as novas mudan§as. Voltei a estudar (depois de 2 anos).Clara está na creche...saio às 7 hr da manhã e só retorno as 16:30 hr. Temmmmmmpão longe da filha; cora§ão apertado ...UFA! São muitas "emo§ões" e preciso de um tempo p "organizar" isso.

Ana Clara ainda está se adaptando a creche...chora qdo a mamma e o pappa dão tchau. Isto corta meu cora§ão..ai..ui. Como é difícil ser mãe....assim como eu ela tb precisa de um tempo p assimilar "tantas mudan§as". Mudan§as estas q são benéficas p nós duas...mas q o início é difícil...ah! isso é sim! Mas juntas venceremos!

Respondendo: Verônica aqui nos supermercados têm leite de coco. Agora leite condensado e requeijão vc tem q sair "vasculhando" nos mercadinhos árabes ou orientais. Nesses mercadinhos as vezes a gente encontra "maravilhas". Eu encontro leite condensado num mercadinho q vende produtos orientais na cidade de Västervik e o requeijão encontrei em Skärholmen Centrum (Estocolmo). Sugestão: Entra em todos mercadinhos da cidade e "vasculha" tudo...quem sabe vc encontra né?

Lilia aqui na Suécia tem o "inskolning" q é o período de adapta§ão da crian§a na creche. A mamma ou o pappa acompanha a crian§a durante 2 semanas. Ana Clara ficou os 2 primeiros dias apenas 1 hora na creche. A cada dia aumentava gradativamente o nr de horas. Fui orientada p no quinto dia dar tchau p Clara e sair...ficar "fora" 15 minutos. A crian§a precisa saber q a mamma sai mas volta. No dia seguinte em vez de 15 mim, 1 hora...e mesmo ela "berrando" a gente tem q sair, dar tchau e não voltar. Ai..ui...aguenta cora§ão. Agora ela já fica sozinha, entra as 7 da manhã e fica até 14 horas mas o horário p ela sair deve ser 16:30 hr. Como ela ainda continua no período de adapta§ão  estamos indo buscá-la mais cedo.É isto! Métodos suecos  



 Escrito por Neuma às 19h28

[] [envie esta mensagem]




Lübeck

Fomos até Lübeck, cidade localizada no norte da Alemanha e desde 1987 Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade é linda.Possui uma fascinante arquitetura medieval. Muitas constru§ões feitas em tijolos vermelho-escuros. A cor do material vem de uma mistura de sangue de boi com cinza e outros ingredientes "secretos".

Terra do Marzipã, Lübeck exporta esta especialidade p todo o mundo. É comum encontrar lojas q vendem chocolates com variados recheios de marzipã. O "Café Niederegger" é uma confeitaria-museu de marzipã...parada obrigatória...é de enlouquecer

O passeio foi maravilhoso...o sol reinante;boa companhia; boa comida..enfim...uma "mini-férias"  excelente!

Se vc quiser saber mais sobre Lübeck é só clicar aqui

Centro de Lübeck

Café Niederegger

Um brinde na terra alemã

PS: Verônica Toledo e Lilia respondo vcs no próximo post,ok?



 Escrito por Neuma às 11h19

[] [envie esta mensagem]




Pegando a estrada

Amanhã estaremos pegando a estrada..vamos passar uns dias fora dos "matos" e entrar um pouco na "civiliza§ão". Inté!

                                              

 



 Escrito por Neuma às 21h15

[] [envie esta mensagem]




Sou indisciplinada?

Enqto fico na creche com Ana Clara leio o livro "Disciplina,limite na medida certa(de I§ami Tiba)".Ainda estou no comecinho mas confesso aqui "baixinho" p vcs...Estou achando muito teórico...hum...hum...na prática a coisa é bem diferente...ou será q sou eu q estou fazendo e "sentindo" tudo errado?

Vejam bem: não estou criticando o livro, até pq agora q comecei a ler mas tem umas "coisinhas" q me deixam "cabreira".Ele escreve:"Na maioria das vezes, a indisciplina da mãe é resultado de um excesso de zelo, de um esfor§o exagerado p garantir o bem-estar de sua prole. Há uma cena típica de mães de primeira viagem q ilustra bem tal exagero: o bebê está dormindo um sono tranqüilo, não está nem ressonando, e a mãe se aproxima, preocupada, com um espelhinho ou um peda§o de papel e o coloca diante da boca da crian§a p confirmar se ela está respirando. A dedica§ão excessiva espolia a mãe e, com certeza, não será recompensada no futuro. Conforme o filho for crescendo, ela precisará modificar sua abordagem. Caso contrário, será uma indisciplinada."

Essa cena, pelo q sei, ocorre frequentemente. Não em mães de primeira viagem mas em qq mãe...ou não??? Não sou psicóloga, nunca me interessei pela área..mas acho q esse "excesso de zelo" tem outro nome: instinto materno...instinto de fêmea protegendo a cria... Se estou errada, se estou indisciplinada não sei..mas este meu lado de fêmea brotou e qdo minha filha dormia o sono dos anjos eu colocava meu dedo sob o nariz dela p ver se ela respirava....e qtas vezes a noite eu acordava e ia até o ber§o p ver se ela estava respirando???? E continuo fazendo isso sim...com menos frequência...mas fa§o e não nego. Será q me tornarei (ou sou) uma mãe indisciplinada? 

Vc q é mãe...fez isso...ou estou sozinha no barco?????

Respondendo: Verônica a creche da Ana Clara é paga. 3% do salário bruto do meu marido. Pagamos todo mês mas não recebo nenhuma "listinha" de material p comprar. Ela tem direito as refei§ões (café da manhã, lanche, almo§o, lanche) e tem todo material de uso individual (copo,talheres,toalhas, mamadeira etc) além do material "escolar" (livros, brinquedos, lápis, etc). Na minha cidade não precisei colocar o nome da Ana Clara na "lista de espera" pois aqui é uma cidade pequena e sempre tem vaga na creche diferente das cidades grandes onde vc precisa colocar o nome da crian§a na "lista de espera" até surgir uma vaga.



 Escrito por Neuma às 14h16

[] [envie esta mensagem]




Cenas da festa

O aniversário foi ótimo...a suecada adorou o "menu": feijoada, arroz,farofa com bacon,rodelas de laranja e molho de pimenta. Êta q foi bom demaisssssssssssssssssssss  E claro q não faltou a caipirinha p o brinde  

O brinde

O jantar

Abrindo os presentes

 

A torta

Na entrada da casa a bandeira nacional brasileira

PS:Hoje Dia dos Pais no Brasil.Quero deixar meus Parabéns a todos esses "heróis" e desejá-los muita Luz em seus caminhos. Aproveitem "pappas": peguem um pedacinho da torta e se deliciem.

 

 



 Escrito por Neuma às 12h25

[] [envie esta mensagem]




Parabéns!

Hoje tem festa por aqui. Meu cunhado João Navilo veio comemorar seu aniversário desse lado de cá.

A família Jonsson deseja a você um Feliz Aniversário, muita saúde, paz, amor e LUZ no seu caminho.   

                        



 Escrito por Neuma às 10h20

[] [envie esta mensagem]




Creche,clima e cinema

Parecia tão lonnnnge...mas chegou! O q? A hora da Ana Clara ir p a creche e eu voltar aos estudos. Pôxa! Como o tempo voou...qdo me perguntavam eu respondia:"Voltarei a estudar em agosto de 2005"...ai...ai...chegou! E esta semana comecei a ir com Clara p a creche p ela ir se adaptando. Ficamos apenas 2 horas todos dias mas a partir do dia 22 come§aremos "oficialmente" (ela a creche  e eu a escola) o dia inteiro.

Sei q não será fácil...pra mim então q fiquei este tempo inteiro lambendo e curtindo a filha essa separa§ão dói demais.Sei q ela está crescendo, se tornando mais e mais independente e ter contato com outras crian§as é muito bom...mas o cora§ão da mamma aqui fica bem pequenininho qdo vejo a filhota crescendo e cada vez mais cortando o córdão umbilical...Coisas de mãe...quem é mãe está me entendendo. Nós mães somos todas iguais.

O clima por aqui continua meio maluco...hora chove e esfria...hora o sol aparece e esquenta... 

Por aqui não tem cinema mas estou assistindo um filme "espetacular", "magnífico" ,"fantástico": "O Roubo Milionário na sede do Banco Central,em Fortaleza". Tenho acompanhado cada "capítulo" desse roubo cinematográfico. Muito bem "organizado" "planejado". Este roubo ficará na história do país e do mundo...e caso os "autores" sejam presos q tal eles próprios fazer o filme p matar a nossa curiosidade de como tudo foi feito e planejado sem levantar nenhuma suspeita??? Tô curiosíssima!

Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo desse filme "fantástico".

PS:Não estou considerando os bandidos "heróis" (afinal bandido é sempre bandido) mas q toda essa a§ão cinematográfica é interessante..ah...isso é...Eles nem precisaram de "malas" e "cuecas" p pôr a mão em tanta grana.



 Escrito por Neuma às 10h37

[] [envie esta mensagem]




Dia de Santa Clara

            

Como devota de Santa Clara mais uma vez agrade§o as muitas gra§as alcan§adas.Continue sempre clareando o nosso caminho; o caminho dos meus familiares e amigos. Obrigada!

Recadinho: Renata a receita da torta de groselha vc encontra no meu blog de receitas o "Cozer&Comer". Tem o link aí do lado,ok?



 Escrito por Neuma às 10h43

[] [envie esta mensagem]




Turma do Cocoricó

"Tá na hora do Cocoricó..tá na hora da turma do Júlio...O Júlio na gaita a bicharada no coral...cantando um rock rural...cocoricó...cocoricó..."

Essa musiquinha tá "rolando" por aqui direto.Ana Clara ganhou o DVD de clipes da turma do Cocoricó...e agora somos nós duas curtindo está turma super alegre e animada. Eu adorooooooooo essa turminha faz tempo e agora estou amando tê-los aqui conosco.

              

 

 

 



 Escrito por Neuma às 13h29

[] [envie esta mensagem]




Ferdinando

Oi gente...minha mamma anda mui ocupada conversando com minha Tia Ana e meu tio Navilo por isso hoje sou eu quem vou blogar. As "malinhas" chegaram ontem a  noite e agora minha mamma está organizando o "pequeno" mercantil q minha tia trouxe...afe!

Tô adorando a presen§a deles por aqui...a gente brinca, se diverte, passeia...hum...tá sendo muito bom. Fomos ontem almo§ar na casa da minha avó Greta e aproveitei p brincar com o gatinho Ferdinando. Eu adoro brincar e conversar com ele...abra§á-lo...fazer "alguns" carinhos mais "apertados"...não entendo por que as vezes ele foge de mim  Mas qdo ele foge dou um "jeitinho" de puxá-lo p perto de mim de novo..hihihi... 

 

Beijos p vcs e um bom final de semana Ana Clara

 



 Escrito por Neuma às 18h46

[] [envie esta mensagem]




As "malinhas"

Minhas visitas "made in" Brasil chegaram na ter§a-feira a tarde...chegaram bem, gra§as a Deus. Claro q teve aquele "stress" de sempre...atraso em Fortaleza; corre-corre em Lisboa p não perder o vôo p Estocolmo; atraso em Copenhague.O vôo estava previsto p chegar aqui às 15:45min mas chegou às 17:15min.

Eles chegaram masssssssssssssssssss...as malas não......ai...4 "malinhas" com um "mercantil" dentro. Ufa! E eu sonhando em comer uma farofinha logo na ter§a a noite agora vou ter q esperar.  Rezas, pensamentos positivos...as malas apareceram e chegaram ontem, quer dizer, 3 malas...faltou uma, e claro q tinha q ser exatamente a q tem o "mercantil" maior. Ai meus sais...Será q não vou matar meu verme p comer FAROFA?

Hoje já telefonamos e fomos informados q a "malinha" q estava faltando chegou.OBA! Vou comer FAROFA,sim!  Mas tenho q esperar um pouco mais pois as "4 malinhas" estarão "viajando" hoje a noite de Estocolmo p Kalmar p somente depois chegar ao destino correto. Afe! Ôh FAROFA difícil!

Minhas visitas são minha irmã e meu cunhado q vieram mais uma vez curtir o verão sueco, quer dizer...cadê o verão sueco q fugiu???? Tô esperando q ele volte. Os dias estão frios e chuvosos. Eles estão sentindo muito frio...tadinhos...estão usando nossas roupas de inverno...mas tô aqui fazendo figa e tudo q é de "mandinga" p ver se o clima volta a esquentar.

Ontem qdo estávamos voltando p casa paramos p almo§ar em Trosa (50 km de Estocolmo).  Acho essa cidade muito bonitinha, muito aconchegante.

 

Encontramos até uma arara..será brasileira?

Respondendo: Anna Kuratli: Ando mesmo ausente do MSN...muita coisa a fazer, agora então com visitas "made in" Brasil...ih! O tempo na Net vai diminuir e muito.Pe§o minhas desculpas por não ter respondido sua mensagem mas com certeza um dia vamos nos encontrar e será um prazer conversarmos,ok?

Bugra: Fico feliz em vc ter gostado da idéia...imagino sua "cabecinha" já inventando mil coisas ...hihihi...mas me manda o CEP, cidade e Estado do "super QG". Beijos na "meninada de asinhas especiais"



 Escrito por Neuma às 12h38

[] [envie esta mensagem]




Majestade

Foram meses,semanas,dias,horas,minutos e segundos de espera. Acompanhei passo-a-passo... E eis q ela surge com toda sua majestade!

28.07 (quinta)

29.07 (sexta)

30.07 (sábado)

PS:Amanhã estarei indo p a capital buscar minhas visitas "made in" Brasil. Tô q não fecho os dentes de tanta felicidade . Inté!



 Escrito por Neuma às 14h39

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@