"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Férias por uns dias

Vou fechar as portas do bloguito por uns dias. Vou tirar uns dias de férias daqui. Tenho muito o q falar, muito o q contar...mas ando sem inspira§ão...sem pique...enjoada...sem "saco"... E se é somente p "encher lingüi§a" e falar "miolo de pote" o melhor é ficar calada e voltar depois.

Fase...é só uma fase...



 Escrito por Neuma às 06h30

[] [envie esta mensagem]




Sommartid

Hoje come§a o "sommartid", ou seja, o horário verão.Vamos adiantar 1 hora nossos relógios.Agora serão 5 horas de diferen§a p o Brasil.

                                                      



 Escrito por Neuma às 06h48

[] [envie esta mensagem]




Glad Påsk! Feliz Páscoa!

A Suécia se veste de amarelo nessa época. Depois de um longo e escuro inverno a natureza acorda mostrando o "Påsklilja" ( lírio da páscoa -  foto no fotolog). A cor amarela ilumina ...as mesas...as janelas...os jardins...as almas...os cora§ões.

Deixo aqui meus votos de Glad påsk! Feliz Páscoa!

                        



 Escrito por Neuma às 07h55

[] [envie esta mensagem]




Semanas santas (passadas)

Muitas Semanas Santas passadas...E hoje na minha memória a recorda§ão vai chegando devagarinho. Muita história, muita vida, alegrias, preces, brincadeiras, corpo bronzeado, gripes, viagens...

Na Semana Santa não podia faltar na nossa mesa o pão de coco; tinha q comprar a lata de sardinha e a "Milharina" p dar aqueles q batessem na porta em busca do jejum;o almo§o da Sexta feira Santa na casa da Ana; o almo§o no Domingo de Páscoa na casa da Tia Nilza lá no Icaraí; o prato de bacalhau; o campeonato de surf nas praias do Icaraí; no cinema passava filmes sobre a Semana Santa (o qual nos levava a lágrimas); época de comer milho verde; as vezes sol...as vezes chuva... muita mosca; o garrafão de vinho tinto "Garibaldi"; noites de lua-cheia; ida a Jericoacoara; missa do lava-pés na quinta feira-santa na Igreja do Cora§ão de Jesus; Ovos de Páscoa...p serem devorados no Domingo...mas quem resistia??? Muitas vezes eram devorados antes...tsc..tsc...

Hoje sinto saudades...tempo corrido...Por que voa hein???? Estou saudosista...Será a "crise dos 40"??? Sinto falta de tudo até mesmo do cheiro do peixe assando na cozinha e as moscas insistindo em querer participar da ceia.

Semanas Santas Passadas...Passadas mas vividas...vividas ao lado dos familiares, amigos e pessoas especiais q carrego dentro de mim.

A vida nos leva p caminhos distantes...mas minhas "eternas" Semanas Santas Passadas levo comigo...pra onde eu for...em qq canto do mundo...

"Viver é melhor q sonhar e eu sei q o amor é uma coisa boa mas tb sei q qq canto é menor do q a vida de qq pessoa."

Notinha:Os ovos de Páscoa suecos são feitos de papelão com motivos pascais. Colocam-se dentro guloseimas ou outros presentinhos e dão às crian§as. Aqui tem ovos de Páscoa de chocolate mas são bem "pixototim" ...tem os coelhinhos de chocolate tb, né Célia?...mas p mim são "pixototim" tb...eu tô desejando um Ovo de Páscoa de Chocolate...bem grandãozão... (nr 23)...



 Escrito por Neuma às 13h18

[] [envie esta mensagem]




Ovo da Páscoa

Eu quero ovo da Páscoa...aqui não tem...

                    



 Escrito por Neuma às 14h02

[] [envie esta mensagem]




Vozes "made in" Brasil

Ontem a neve deu uma trégua. Pela manhã fez um sol brilhante e quente...pasmem!!!...os termômetros aqui chegaram a marcar 11*C positivos. Mas a tarde esfriou de novo e ficou tudo nublado. Mas durante os minutos q o astro-rei esquentou fiquei no jardim com Ana Clara. Enqto ela brincava eu me energizava com os raios do astro. Tão bom...não precisei colocar luvas e gorro...ouvi o canto dos pássaros...sim, anunciando q ela, a primavera está a caminho... Mas a previsão é q vai esfriar e vem mais neve por aí...ai...ui...

Quarta feira assistindo o programa Go' kväll (programa de variedades -música, entrevistas, culinária...) eis q vejo uma carioca cantando música brasileira...bossa-nova e um sambinha. Giselle Martine está aqui na Suécia há poucos anos. Encontrou seu amor sueco na internet e mudou p cá. Voz bonita...boa ginga..sambinha gostoso...e no final da entrevista a apresentadora do programa pergunta se no Brasil tem música de "Páscoa" e ela responde q sim, uma musiquinha infantil...e cantou: "Coelhinho da Páscoa q trazes p mim...um ovo...dois ovos...três ovos assim..."  Easter Bunny Hum! Tão bom essas massagens nos tímpanos!

Este ano na final do Melodifestival (Festival de música da Europa) aqui na Suécia tivemos a presen§a de Caroline Wennergren, uma carioca q nasceu em 1985 e foi adotada aos 5 anos de idade por um casal sueco. Caroline chegou a final mas não foi classificada...uma pena...a música uma mistura de samba e bossa nova, uma melodia gostosa. Mas ela marcou presen§a. Cedo Caroline mostrou interesse por artistas como Ella Fitzgerald, Billie Holliday e Dinah Washington. Essa menina vai longe! Boa sorte, garota!

 









 Escrito por Neuma às 07h24

[] [envie esta mensagem]




Segredos

" A vida tem segredos q segredos tem a vida...Vou te contar um segredo...Vem cá...Segredo q a gente só pode contar pra mãe...Segredo q a gente só pode contar pro pai...Segredo q a gente só conta pra um amigo...Segredo q assim sem mais nem menos sai...Segredo q se conta pras estrelas do céu...Pras ondas do mar...Segredos q a gente nem sabe q tem...Segredo q a gente não consegue revelar..." (Bia Bedran)

Segredos...quem não os têm????   

 

 







 Escrito por Neuma às 08h48

[] [envie esta mensagem]




Qual o truque q fa§o aqui???????

A neve voltou...depois de alguns dias de sol (frio mas brilhante) ela voltou...hum...hum...Acho a neve bonita, gosto desse espetáculo da natureza. Mas agora chega. Qdo a primavera aproxima-se a gente cansa de ver a branquinha. Cansa de pôr esse "monte" de roupas. Isso acontece não só comigo mas com toda a suecada de norte a sul do país.

Qdo morava em Fortaleza e após muitos dias de chuvas eu fazia alguns "truques" p a chuva parar. Queria ver o sol...ou p ir a praia, sair, passear ou simplesmente p enxugar as roupas, tirar o mofo...As vezes funcionava, as vezes não mas eu sempre tentava com muita fé.

Olha os truques:1.Colocava um copo d'água debaixo da mesa com um garfo e uma faca dentro 2. Desenhava o sol no quintal e enchia a boca dele de sal 3.Amarrava a alma da Maria Vieira (nem perguntem quem é Maria Vieira, pois não sei...) esse truque foi passado p minha mãe pela minha avó q na certa ouviu da minha bisavó e blablabla...Vc dá um nó na ponta do len§ol, invoca a alma da Maria Vieira e só desamarra qdo a chuva parar...além disso eu ainda conversava com São Pedro p ele fechar as torneiras

Mas e aqui????Qual truque devo usar p parar de nevar? Até perguntei ao marido mas ele com toda sabedoria "vinking"  desconhece tais truques...Afe! Q fa§o??? Amarro a alma de quem???? Qual é o santo q "fecha" as torneiras no céu sueco? Ufa! Quem mora aqui há mais tempo conhece algum truque???Se conhece come§a a fazer e passa a receita p mim q fa§o tb...nem q seja sair correndo nua nesse invernão sueco cantando alguma música do dialeto sueco...hum...hum... 



 Escrito por Neuma às 07h19

[] [envie esta mensagem]




Enqto a primavera não chega...

Pois é gente! Nesse invernão além de brincar muito, ver TV, ler, subir no sofá e outras coisitas mais não esque§o as tarefas do lar...sabe como é q é...tenho sempre q dá uma mãozinha p minha mamma.  Mas não vejo a hora da primavera chegar p sair mais de casa, passear e bater perna na cidade.Vou falar baixinho p ela não ouvir: minha mamma tem pregui§a de sair nesse frio...e ficamos entocada dentro de casa...afe! Ainda bem q a primavera quentinha tá bem ali na esquina, quase chegando.

Passeando com minha vó Greta

Brincando

Lendo

Mas nem tudo é moleza...eu indo pegar água p pôr nas plantinhas

Arrumando os armários

Varrendo as migalhas das minhas bolachas q deixo cair no chão

Bom, esse é um pouquinho do meu dia-a-dia. Beijos e um bom final de semana p vcs. Ana Clara

 

 

 



 Escrito por Neuma às 15h12

[] [envie esta mensagem]




Criando Meninas

Esse é o livro q acabei de ler: "Criando Meninas" de Gisela Preuschoff, psicóloga e terapeuta familiar. Livro de leitura fácil, acessível e interessante. É um livro q deveria ser lido por todas nós mães de meninas p q a gente entenda mais e mais sobre  essas menininhas q entram nas nossas vidas: nossas filhas.

O livro fala sobre a feminilidade; a crian§a real e a crian§a sonhada; os primeiros anos na vida de uma menina; como as meninas aprendem; qdo as meninas se transformam em mulheres e rela§ões familiares.

No capítulo sobre o desenvolvimento da fala em meninas a autora diz: " Se houver condi§ões de dar uma educa§ão bilíngue a sua filha, no caso, por exemplo, de mãe e pai não falarem a mesma língua nativa,não se deve perder a oportunidade. Nunca mais uma crian§a aprenderá uma língua de maneira tão fácil e espontânea qto nos primeiros anos de vida. Além disso, a aprendizagem de uma segunda língua terá, em geral, efeitos positivos sobre a inteligência da crian§a."

E assim fa§o com Ana Clara. Falo português com ela e Tomas e todo o restante da suecada falam,claro, sueco.Ela entende os dois idiomas e já fala algumas palavrinhas nos dois idiomas. Ela é um gênio????Claro q não...mas se ela escuta as duas línguas ela vai trabalhar muito mais "os neurônios" e assim desenvolver mais a inteligência dela.

Mas fa§o tudo de forma natural...se ela pede "ate" (vatten-água em sueco) eu não a corrijo pois sei q mais tarde ela vai dizer q quer "aga" (água em portuga)...e assim estamos fazendo...Deve haver naturalidade, calma, paciência e nada de exigências pois pode criar bloqueios e isso não é algo positivo.

Ontem dia Internacional da Mulher, Ana Clara "ganhou" um presente: sua primeira queda do sofá. A queda e a data serão inesquecíveis...rsrsrs...Está com um "galinho" na testa!

Agora estou com mais um livro na cabeceira da cama: "Quem ama, educa!" de I§ami Tiba. Já andei lendo alguns capítulos.Só não sei qdo irei terminar pois enqto muitas pessoas devoram livros em menos de 1 semana eu sou lennnta...levo as vz até meses p acabar um livro, mesmo a leitura sendo interessante. Mas nem ligo...o legal é sempre ter um bom livro na cabeceira da cama, nem q seja um livrinho de receitas, e pq não????



 Escrito por Neuma às 08h46

[] [envie esta mensagem]




13 causas q unem todas as mulheres do mundo

Por ser o mês do "Dia Internacional da Mulher" este foi o título da principal reportagem da minha revista Activa (Portugal).

"Há muito q as Ocidentais ganharam o direito ao voto, à educa§ão, à independência financeira, à igualdade laboral. Mas milhões de mulheres pelo mundo a fora não gozam de direitos q consideram básicos. E mesmo nos países ricos há muitas batalhas a ganhar. (Por Cristina Tavares Correia)"

E assim come§a a reportagem q enumera 13 causas q unem todas as mulheres do mundo. Claro q não vou colocar tudo aqui mas vou mostrar as 13 causas e colocar apenas 1 item (entre muitos) em cada causa. Vejamos então:

1.Pobreza - 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo vivem abaixo do limiar da pobreza; dois ter§os são mulheres. 2.Violência doméstica - Uma em cada 5 mulheres européias é vítima de agressão doméstica pelo menos uma vez na vida. 3.Tráfico sexual - Calcula-se q no Brasil entre 100 mil e 500 mil mulheres sejam exploradas sexualmente. A maioria tem entre 15 e 25 anos, 30% não tem mais de 17 anos e 80% já são mães. 4.Refugiadas - Há 17 milhões de refugiados em todo o mundo. 80% são mulheres e crian§as, obrigadas a sair de casa, dos seus países, separadas das famílias. 5.Mutila§ão genital feminina - A sua forma mais comum é a excisão do clítoris, em q o órgão é cortado e raspado. Os pequenos lábios vaginais são tb costurados, p assegurar a virgindade. Considera-se q assim a jovem é mais pura e limpa. 6.Abusos sexuais - Uma em cada 5 mulheres em todo o mundo é vítima de viola§ão ou tentativa de viola§ão. 7.Crimes de honra - Adultério, perder a virgindade, casamentos não atutorizados pela família dos noivos ou o montante dos dotes são alguns dos motivos q levam ao assassinato muitas mulheres pelos seus companheiros e familiares. 8.Câncer de mama - A OMS estima q todos os anos apare§am 1,2 milhões de novos casos de câncer de mama em todo o mundo. Os países industrializados têm o maior número de casos.9. Aborto - 60 milhões de bebês do sexo feminino não chegam a nascer devido a abortos baseados na escolha do sexo da crian§a ou por falta de cuidados médicos. 10. Discrimina§ão laboral - Na União Européia, as mulheres ganham, em média, menos 16% q os homens e têm mais 3% de risco de pobreza do q o sexo masculino. 11. AIDS - 50% da popula§ão mundial infectada pelo HIV são mulheres: só na África Sub-Sahariana elas representam 60% dos infectados e, na Ásia, 56%. 12. Direito à maternidade - Todos os anos, 585 mil mulheres em todo o mundo morrem ao dar à luz. 13. Distúrbios alimentares - 90% de todos os casos  de distúrbios alimentares ocorrem com mulheres. 95% das anoréxicas e bulímicas são garotas entre os 12 e os 25 anos.

Ainda há muito o q fazer...muito o q pensar...muito o q agir...muito o q gritar...

"Assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade..."

 

 



 Escrito por Neuma às 13h13

[] [envie esta mensagem]




A semana

Antes de tudo quero agradecer a todos q por aqui passaram e deixaram os votos de felicidades p mim.Captei todas mensagens e energias positivas de vcs. Tack! Tack!

Esta semana está sendo muito fria.Os termômetros estão marcando entre - 18*C a -10*C. Ontem saí p dar uma  respirada, uma caminhada pela cidade...ai...ui...o nariz congelou.

Tenho acompanhado nos jornais o crime q houve no último domingo na cidade de Sobral (CE). Um crime bárbaro e q foi manchete nacional. Um"Juiz de Direito" assassinou por motivo fútil um vigilante q exercia seu trabalho dentro da lei. O assassinato foi  captado pelas câmeras do circuito interno de vigilância do supermercado (onde tudo ocorreu). Inclusive, eu soube, q essas imagens foram mostradas no Jornal Nacional. Imagens chocantes!

Hoje qdo abro o jornal leio q ontem em depoimento, o "Juiz" alegou disparo acidental p o tiro q matou o vigia. Ufa!

Sei q todos tem direito a defesa, até o maior criminoso do mundo. Os advogados de defesa lutam por redu§ão de pena, responder em liberdade todo o processo, etc e tal ...mas agora um crime q foi gravado, mostrado a todo Brasil e q de "acidental" não tem nada, teve sim, inten§ão de matar...Eu hein!  Mas como o "Juiz" tem como advogado de defesa o melhor profissional do estado do Ceará...então...é esperar p ver o desenrrolar.

Espero q esse crime não caia no esquecimento e na impunidade...hum...hum..."Brasil, o país da impunidade".Mas uma coisa é certa.Mesmo q ele seja "inocentado" jamais ele terá uma noite tranquila de sono....vai tomar pelo resto da vida os remedinhos de tarja preta...terá paz de espírito???? Nunca!

Amanhã estaremos indo a "carpitá"... mas é "vapt-vupt"...Iremos participar dos 50 anos do Kurt (esposo da Célia)...hum...mais um final de semana cheio de guloseimas... Ainda bem q não tenho tendências a "engorda" e posso cair de boca em tudo sem dor na consciência.

Ah! Aos amigos q sempre perguntam por Ana Clara, ela está bem...bem sapequinha...cheia de peraltices...depois ela passa aqui p dizer o q ela anda fazendo nesse invernão.

Fico por aqui e desejo um bom final de semana p todos.

 

 



 Escrito por Neuma às 08h35

[] [envie esta mensagem]




Mais surpresas

Ficamos de 12:00  às 15:00 hr no SPA. Fui comunicada então q às 16:00 iríamos p a cafeteria-restô da cidade p jantarmos. Eu e Tomas voltamos p casa p trocarmos de roupa enqto a família Jonsson (juntamente com Ana Clara) foi dar uma caminhada pela cidade.As 16:00 hr estávamos lá no restô e toda a família nos aguardava  p nos deliciarmos com um maravilhoso jantar.

Um brinde

Delícia de sobremesa

A festa continuou em casa...hora de abrir os presentes e comer a torta

Foi ou não foi um dia de Loba-rainha? Eu ameeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!



 Escrito por Neuma às 06h58

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@