"Luz do sol que a folha traga e traduz...em verde de novo...em folha, em graça, em vida, em força, em luz..." Caetano Veloso
 

Um dia de Loba-rainha

A família Jonsson me preparou umas surpresinhas no dia 26 (véspera do meu niver). Durante a semana desconfiei q estavam tramando algo mas confesso q não consegui descobrir nada nada. Só ouvia os telefonemas rápidos, os tititis e a minha curiosidade só aumentando.

No sábado pela manhã Tomas me chamou p dar uma caminhada na cidade, ir até a Marine Center. "Ué...numa época dessa só tem gelo por lá! O q iremos fazer?"

E no meio do caminho ele pára enfrente ao SPA da cidade e manda eu entrar. "Ãh? Fazer ginásica hoje, nem pensar!"

Qdo entrei estava lá toda a família Jonsson me esperando com champanhes, flores, presentes e a cantar "Parabéns"  p mim. "Ui! Q surpresa!"

Simplesmente a família Jonsson alugou o espa§o do SPA q tem a piscina de águas mornas e massagem p nos deliciarmos nesse dia. Adoreiiiiiii!

Tudo foi muito bem planejado, eu não desconfiei de nada mesmo.Até uma sacola com meus apetrechos de banho já estava por lá. Passamos 3 horas a nos deliciarmos com banhos quentes, petiscos, muitas frutas ...e ouvindo a voz do Caetano...pois é...até meu CD do Caetano levaram...e eu nem percebi... 

Um brinde!

Relaxando!

Delícia de petiscos!

Mas as surpresas não pararam por aí...depois teve mais. Aguardem!

 



 Escrito por Neuma às 12h48

[] [envie esta mensagem]




Meu aniversário

Hoje entro na "Idade da Loba"...Então: Parabéns p mim!

         

 

               

Normas gerais p a vida das Lobas:

1. Coma   2. Descanse   3. Perambule nos intervalos   4. Seja leal   5. Ame os filhos   6.Queixe-se ao luar   7. Apure os ouvidos   8. Cuide dos ossos   9. Fa§a amor   10. Uive sempre

*Não necessariamente nessa ordem...Então pq não come§ar pelo último? AHUUUUUUUUUU!

*Normas retiradas do livro "Mulheres q correm com os Lobos" - Clarissa Pinkola Estér

*Ontem a família Jonsson me preparou umas surpresas maravilhosas. Eu amei. Depois volto p contar.



 Escrito por Neuma às 07h21

[] [envie esta mensagem]




Ainda sobre Pippi

Foi no verão de 2003 q "Pippi MeiaLonga" esteve no Rio de Janeiro p lan§ar seus livros e participar de uma exposi§ão. Ela visitou o Cristo Redentor, mostrou seu livro à estátua de Drummond e participou de uma roda de capoeira no Vidigal.

Vc encontra livros da "Pippi MeiaLonga" aí no Brasil editados pela Companhia das Letrinhas

Menininha danada essa hein!

 



 Escrito por Neuma às 06h42

[] [envie esta mensagem]




Pippi Långstrump

A escritora sueca Astrid Lindgren (1907-2002) nasceu em Näs (arredores de Vimmerby). Ela dedicou toda sua vida à tradi§ão da literatura infantil de seu país. Em todos os seus livros, Astrid Lindgren tentou recriar o mundo infantil, contando seus sonhos e fantasias mas tb os medos e as tristezas.

Para explicar sua op§ão literária Astrid dizia: "Escrever p divertir a crian§a q há dentro de mim, esperando q outras crian§as tb achem gra§a."

Astrid escreveu mais de 100 livros entre romances, pe§as de teatro, contos e poesias, q foram traduzidos para 55 idiomas e tiveram 130 milhões de cópias vendidas. Mas de todas as suas cria§ões, a garota ruiva Pippi Långstrump foi a mais popular.

Foi em 1945 q ela escreveu o livro Pippi Långstrump (Píppi Meialonga)  e deu como presente de aniversário a sua filha q completava 10 anos de idade. Esse presente tornou-se um clássico da literatura infantil.

Pippi Långstrump está p a Suécia assim como a Emilia está p o Brasil.

Pippi é uma menina de 9 anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas (bem esquisitas) e sua comida (biscoitos, panquecas e sanduíches). Destemida e sapeca, lembra a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Pippi tem sempre uma resposta na ponta da língua e demonstra grande confian§a em si mesma. Ela causa espanto e confusão por onde passa, seja na escola, no circo ou na casa de seus vizinhos. É, enfim, uma menina q realiza sonhos de liberdade e aventura. Absolutamente encantadora.

Este ano a ruivinha sapeca chega aos 60 anos.

 



 Escrito por Neuma às 15h53

[] [envie esta mensagem]




"Xapralá"

Chegou ao meu conhecimento (de forma anônima). Mentiras...difama§ões.Poderia até comentar, escrever sobre...mas aprendi aqui nesse mundo blogal: "Não alimente os animais"...então "xapralá"...Não vou dar ibope aos vermes.

 Escrito por Neuma às 06h58

[] [envie esta mensagem]




Fotos do encontro

Ana Clara aplaudindo o astro-rei ao som do Bolero

Êxtase coletivo

O astro-rei reinando

 



 Escrito por Neuma às 21h08

[] [envie esta mensagem]




Um encontro real

Se tem algo q nos surpreende, esse algo é a blogosfera. Aqui temos oportunidade de conhecer pessoas e pessoas. Existem aquelas q sentimos sintonia no ar, mesmo estando distante mil e uma léguas...e põe léguas nisso...existem outras q passam, deixam seu rastro, seguem seu caminho e não criam-se vínculos.Isto é normal.

Tive um encontro real com muita sintonia qdo estive em João Pessoa (PB). Um encontro rápido, único mas marcante. O local era mágico...a pessoa então..ih! de uma gentileza, mansidão, leveza, simpatia, carisma e uma beleza do tamanho do "bonde" (como se diz no meu Ceará).

O encontro foi na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel e vendo ao fundo o astro-rei se despedindo de mais um dia. Dia esse q jamais esquecerei na minha memória. Um momento mágico onde todos se encantaram com aquele espetáculo da natureza...um frenesi incalculável...mágico...fantástico.

Gorete, adorei te conhecer. A nossa amizade q era virtual passou a ser real e o q me dá maior satisfa§ão é saber q nossas energias entraram sim...em sintonia. Obrigada pela sua amizade!

Tomas, Gorete e Ana Clara com o lindo presentinho q ganhou da titia



 Escrito por Neuma às 15h56

[] [envie esta mensagem]




Casamento ou ...?????

"Casamento"  ou "Barraco" do ano?????? De q tô falando? Do "mega-casamento" do ilustre casal Ronaldinho e Cicarelli. Até agora não li em nenhuma revista ou jornal sobre a beleza da noiva, o vestido, etc e tal...mas o barraco q ela armou tá em todas...afe! Leia aqui

Neguinha pensei q tu tivesse mais "crasse" mas vi q tu gostas mesmo dum barraco, né? Bem, mas mesmo assim desejo Felicidades e muitos "barracos" pela frente ao famoso casal!



 Escrito por Neuma às 11h40

[] [envie esta mensagem]




Hibernando

A previsão dizia q a neve iria parar hoje, quarta feira...mas q nada...continua...e assim tô feito uma ursa...hibernando. Sair??? Nem pensar...como vou empurrar o carrinho da Ana Clara? Vai atolar e vou precisar chamar um reboque p me salvar...eu exagerada??? Q nada! Fico por aqui admirando a neve pela janela e de vez em qdo dou um pulinho no jardim...eu e minha filhota brincamos um pouco! Mas é bem pouquinho mesmo..."num guento" ficar muito tempo não.  

Ainda bem q temos um fogãozinho a gás (de 2 bocas).Foi ele q nos salvou na segunda-feira pela manhã qdo ficamos sem energia. Deu p fazer o café da manhã e o purê de batatas p o almo§o. Mas a tarde a energia voltou...Ufa! Q bom!

E nessa de hibernar fico procurando e fazendo novas receitas. Não sou uma "expert" na gastronomia mas abri o Cozer&Comer p passar umas receitinhas fáceis e rápidas p as amigas. Tem o link aí do lado (nos meus blogs) mas tem um pórem.Qdo vc clica aparece a página toda "troncha"...não sei pq...mas se vc for no final da página clicar em "ver mensagens anteriores" e depois em "voltar" a página se "desintroncha".Mistério!

Tem épocas q tô inspirada...adoro provar novas receitas mas tb tem épocas q fico no trivial: "potatismos och köttbullar" ( purê de batatas e almôndegas), "potatismos och korv" ( purê de batatas e salsicha)...hum..hum...

Quero agradecer, em nome do maridão, os  votos de Parabéns pelo niver dele. Valeu!

Aviso a minhas amigas blogueiras Cristina, Roseane, Sam e Nara: Eu não estou conseguindo escrever comentários nos blogs de vcs. Não abre. Chato né? Mas tô sempre visitando vcs  e espero q isso se normalize logo.

 



 Escrito por Neuma às 11h41

[] [envie esta mensagem]




Neve muita neve

Desde a madrugada de sábado neva direto. É muita neve.A previsão é parar somente na quarta feira.Hoje acordamos sem energia...Imagina! Quis me enfiar debaixo dos cobertores e acordar somente qdo a energia voltasse...ai...ui...Sem energia, entre algumas coisinhas, não funcionam o fogão e os aquecedores da casa (não temos lareira). O marido já comprou a lareira...mas cadê tempo p montar?? Sabe como é..."Casa de ferreiro espeto de pau". Mas estamos aqui...sobrevivendo a essse dilúvio "neval"! 

 



 Escrito por Neuma às 13h36

[] [envie esta mensagem]




Grattis på Födelsedagen!

Tomas 

Grattis på din födelsedag! Vi älskar dig mycket! Många grattiskramar från din fru och din lilla dotter, Neuma och Ana Clara!

 

 

*Parabéns p vc! Nós te amamos muito! Muitos abra§os de sua esposa e sua filhinha, Neuma e Ana Clara

 



 Escrito por Neuma às 07h47

[] [envie esta mensagem]




Cozer&Comer

Se vc gosta de receitas fáceis e práticas dá uma olhadinha: www.cozerecomerqprazer.zip.net

Cozer e Comer...q prazer! Salad 







 Escrito por Neuma às 16h12

[] [envie esta mensagem]




Documentário

Ontem assisti no SVT2 (Canal sueco) um documentário sobre os bailes funk no Rio de Janeiro. A matéria mostra a história do cantor de funk "Mr. Catra, o fiel", morador da favela Catrambi.As letras das músicas falam de violência, sexo, drogas e rivalidade entre gangues ou fac§ões. "Mr.Catra" diz q o Brasil tem 2 idiomas: o português e o idioma do morro, das favelas (realmente as vezes nem eu entendia o q ele falava). Ele tb falou q o Comando Vermelho (CV) é uma ideologia q prega a Paz, Justi§a e Liberdade.

Esse documentário mostra a realidade dos bailes funk nos morros cariocas. As dan§as, os gritos de guerra, de comando e a eterna disputa das fac§ões com o narcotráfico.

Quem morar por aqui e tiver a curiosidade de ver, a reprise será no sábado dia 12 a meia noite no SVT2.

É um documentário q mostra a realidade brasileira.Mostra q Brasil não é só samba, carnaval, futebol, praias e bu***. 

Partirculamente não gosto desse ritmo de música, não pq venha dos morros, das favelas mas pq acho barulhento...aquela batida dói nos meus ouvidos. Não gosto de músicas estilo rock metálica e por aí vai....

Sou fã da nossa MPB...adoro ouvir Caetano,Gil,Elis,Betânia,Tim Maia, Roupa Nova, 14 Bis, Toquinho ...a turminha da MPB e Bossa Nova... me faz bem aos ouvidos, a alma e ao cora§ão. Heart Beat

E vc, q tipo de música vc gosta?????? 







 Escrito por Neuma às 09h49

[] [envie esta mensagem]




Fettisdagen ou Ter§a-feira gorda

Hoje na ter§a-feira gorda ou "Fettisdagen" é tradi§ão sueca comer "semla" (pãozinho de leite recheado com massa de amêndoa e creme chantilly).

Servidos?



 Escrito por Neuma às 17h57

[] [envie esta mensagem]




Por aqui...

Hoje o dia amanheceu com um lindo sol...-10 graus...Uau! Confesso q ando hibernando muito desde q cheguei do Brasil. Sei q tenho q dar umas caminhadas p renovar o ar dos pulmões...mas cd coragem???

Comprei 6 DVD´s no Brasil mas p minha surpresa 3 não funcionaram aqui...deram erro. Descobri q os filmes q consegui ver tem um símbolo "ALL", símbolo esse q não tem nos outros 3. Alguém pode me ajudar e dizer o significado???

Ontem assisti ao filme "Segredos e Mentiras" (Mike Leigh)...bonzinho...água com a§úcar...do jeito q gosto...mostra q as vezes guardamos tantos segredos e tantas mentiras q se fossem revelados antes evitariam muitos sofrimentos.

Quero agradecer aqui a Anna e a Suyaen pelas informa§ões sobre o passaporte. Obrigada!

Hoje quero registrar o primeiro aninho de um suequinho-brasileiro muito fofo:o Erik. Te desejo muita saúde, paz, amor e Luz no teu caminho e q teu anjinho da guarda te proteja sempre. Beijos p vc!

"Estou mais de ouvir...ficar calada...as vezes é melhor calar e procurar falar na hora certa."

 



 Escrito por Neuma às 11h51

[] [envie esta mensagem]




Trio maravilha

Esse "triozinho" é do barulho...Tô com uma saudaaaaaaaaaade!

Ana Clara com as primas Ana Lívia e Júlia



 Escrito por Neuma às 09h16

[] [envie esta mensagem]




O Passaporte

Gostam de novela? Então vamos lá...puxem a cadeira, peguem uma tijela de  pipocas e assistam a novela "O Passaporte":

Tudo come§ou em julho do ano passado qdo telefonei p nossa Embaixada p saber os procedimentos p tirar o passaporte brasileiro da Ana Clara. Explica§ões dadas, formulários recebidos e vamos lá organizar toda papelada p registrar meu casamento, registrar Ana Clara p somente depois dar entrada no passaporte. Complica§ões??? Q nada!! Somente muitos documentos e mais documentos (até meu registro de nascimento atualizado tive q mandar providenciar no Brasil. Atualizado? Sim,isso mesmo...não pense q aquele seu registro velhinho e amarelado q seu papi tirou no dia do seu nascimento tem validade....precisa ser um novinho de novo....). Em setembro estava com tudo nas mãos e remeti p a Embaixada. Após esperas e telefonemas fomos no final de outubro assinar os registros.

Próximo passo dar entrada na documenta§ão p o passaporte. Mas onde tirar a foto 5X7? Aqui não tem esse tamanho pois o passaporte europeu o tamanho  da foto é menor. Lá mesmo na Embaixada me disseram q eu poderia ir a loja "X" q eles fariam o servi§o. Fui.Fizeram??? Não. Resultado: Já q iríamos p o Brasil  resolvi tirar a foto lá mesmo.

E essa semana ligo p a Embaixada p tirar uma dúvida sobre a documenta§ão a ser enviada. Me perguntaram se eu iria viajar agora, falei q não. "Pois minha senhora por favor ligue daqui a 2 ou 3 meses pois estamos sem material (a caderneta) p fornecer o passaporte..."Mas escute por favor..." Me telefone daqui a 2 meses ok?" Mas e a foto? Tirei a foto da minha filha agora no Brasil e patatipatata..."Sem problemas...guarde e ligue somente daqui a 2 ou 3 meses Obrigada, tchau" Obrigada e tchau????? "Macacos me mordam"

Se ligo daqui a 2 ou 3 meses e empurram p mais 3 meses???? Se qdo mandar não aceitarem a foto q foi tirada em janeiro/05 pois já não será tão recente assim?

Qdo liguei a primeira vez disseram q seria melhor tirar o passaporte brasileiro pois seria mais fácil Ana Clara entrar no Brasil ...pois é...o difícil tá sendo ter esse verdinho nas mãos.

Pq quero q ela tenha o passaporte brasileiro? Ela tendo o sueco só pode entrar com o pai sueco no Brasil. Se eu quiser viajar p o Brasil sozinha com ela, além da autorizacão de Tomas ela tem q ter o passaporte brasileiro nas mãos. Bem...foram essas as informa§ões q recebi...Pode até ser q hoje o negócio já tenha mudado...pois nunca vi tantas informa§ões desencontradas.

Espero q antes de completar os 18 anos minha filha consiga ter o verdinho nas mãos....caso contrário depois dos 18 anos ela não vai precisar e se chegar por aqui vai direto p a lata do lixo.

Aguardem o próximo capítulo...Sabe Deus qdo...

 

 

 



 Escrito por Neuma às 10h08

[] [envie esta mensagem]




Kyndelsmässodagen

Hoje no calendário sueco vi escrito "Kyndelsmässodagen". O q é isso? Corri p ver no dicionário e estava escrito: Candelária...???......Pesquisando na Net encontrei a resposta:

"A data de hoje lembra o cumprimento de um preceito hebraico, por Maria e José. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de purifica§ão e apresentar o filho no templo. Assim, desde o século IV essa festa era chamada de "Purifica§ão de Maria". Com a reforma litúrgica de 1960, passou-se a valorizar o sentido da apresenta§ão, oferta de Jesus ao Pai, para q seu destino se cumprisse , marcando em consequência a aceita§ão por parte de Maria do q o Pai preparara p o fruto de sua gesta§ão. A data passou a ser lembrada então como o dia da "Apresenta§ão do Senhor."

É na tradi§ão dessa profecia q se baseia também a outra festa comemorada nesta data: a de Nossa Senhora da Candelária ou da Luz ou ainda dos Navegantes."

(Fonte de pesquisa: www.santamissa.com.br)

"Kyndel" pode ser traduzido como "tocha" q tem rela§ão com fazer fogo, acender uma luz. Traduzindo ao pé da letra poderíamos dizer q é o "dia da missa de Luz". O nome vem do latim "missa candelarium". E neste dia antes da missa há a ben§ão e procissão das velas.



 Escrito por Neuma às 09h53

[] [envie esta mensagem]




1 ano de blog

"Quero q meu cantinho leve luz, energia e positividade p quem por aqui passar. Moro distante do meu país, do meu povo, da minha família e esse cantinho é uma forma de me sentir perto deles." (01.02.04)

Foi assim q há 1 ano atrás entrei timidamente nesse mundinho virtual. Hoje sinto q conquistei boas amizades...amizades sinceras...verdadeiras...puras...positivas...alegres...harmônicas.

Fico feliz e agradecida a todos q por aqui passam e deixam seus comentários. Agrade§o tb aqueles q passam "mudos e saem calados" (rsrsrs) mas q vêm sempre aqui receber um pouquinho da "Luz do sol". Sun 2

E vamos comemorar o dia de hoje...IUPI!...Pegue seu pedacinho de bolo e tenha um dia feliz!

 

                                                    

 







 Escrito por Neuma às 08h03

[] [envie esta mensagem]



[ver mensagens anteriores]
 
 



Perfil

Suécia, Mulher, Portuguese, Swedish, Viagens, Música, Vinho,Chocolate




Meus Blogs

 Meu passado
 Meu passado2
 Cozer&Comer - Parte 1
 Cozer&Comer - Parte 2
 Fotolog


Blogs de amigos

 Marta
 Pulg@
 Glória
 Mariazinha
 Sesmarias
 Aldeia dos Anjos
 Vera
 Veridiana
 Denise
 Cristina
 Nara
 Roseane
 Célia
 Gorete
 Kelly
 Lilia
 Vivi
 Cam
 Liza
 Ana
 Clarice
 Adriana
 Carla
 Raquel Heloisa
 Ruti
 Dani G
 Márcia
 B.U.D.A.


Música *Luz do Sol*

......

Caetano Veloso


Dê uma nota para meu blog


 Indique este Blog


Arquivos

 01/08/2007 a 31/08/2007
 01/07/2007 a 31/07/2007
 01/06/2007 a 30/06/2007
 01/05/2007 a 31/05/2007
 01/04/2007 a 30/04/2007
 01/03/2007 a 31/03/2007
 01/02/2007 a 28/02/2007
 01/01/2007 a 31/01/2007
 01/12/2006 a 31/12/2006
 01/11/2006 a 30/11/2006
 01/10/2006 a 31/10/2006
 01/09/2006 a 30/09/2006
 01/08/2006 a 31/08/2006
 01/07/2006 a 31/07/2006
 01/06/2006 a 30/06/2006
 01/05/2006 a 31/05/2006
 01/04/2006 a 30/04/2006
 01/03/2006 a 31/03/2006
 01/02/2006 a 28/02/2006
 01/01/2006 a 31/01/2006
 01/12/2005 a 31/12/2005
 01/11/2005 a 30/11/2005
 01/10/2005 a 31/10/2005
 01/09/2005 a 30/09/2005
 01/08/2005 a 31/08/2005
 01/07/2005 a 31/07/2005
 01/06/2005 a 30/06/2005
 01/05/2005 a 31/05/2005
 01/04/2005 a 30/04/2005
 01/03/2005 a 31/03/2005
 01/02/2005 a 28/02/2005
 01/01/2005 a 31/01/2005
 01/12/2004 a 31/12/2004
 01/11/2004 a 30/11/2004
 01/10/2004 a 31/10/2004
 01/09/2004 a 30/09/2004
 01/08/2004 a 31/08/2004
 01/07/2004 a 31/07/2004




Layout by pulg@